ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA (EEL/USP)

 

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) é a única unidade da USP do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.  Localizada na cidade de Lorena, a EEL possui duas áreas distintas: Área I e a Área II, onde realizam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. O Campus da USP em Lorena oferece cursos de graduação em engenharia, cursos de pós-graduação, curso de Licenciatura em Ciências e Curso Técnico em Química e atende em média 2 mil alunos ao ano.

  • Os Cursos

O COTEL (Colégio Técnico de Lorena) é único colégio de ensino técnico mantido pela Universidade de São Paulo. Suas aulas acontecem na área I do Campus de Lorena. Oferece curso técnico em química concomitante com o ensino médio.  Possui certificação de qualidade de ensino do CRQ-IV (Conselho regional de Química).

Graduação

Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física e Engenharia Química.

Licenciatura em Ciências

O curso de Graduação semipresencial de Licenciatura em Ciências é oferecido em parceria com a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).  Este curso foi preparado para se adequar as tendências do ensino à distância com o objetivo de formar professores com uma boa análise crítica para área de Ciências.  As aulas são oferecidas pela internet de segundas à sextas-feiras e  presenciais aos sábados.

 Pós-Graduação

– Biotecnologia: mestrado e doutorado, Engenharia de Materiais: mestrado e doutorado, Engenharia Química: mestrado e Projetos Educacionais de Ciências.

  • As Pesquisas

A EEL concentra áreas de pesquisas estratégicas para o desenvolvimento nacional buscando novos produtos e processos que impulsionem o progresso científico e tecnológico do país envolvendo os campos de: Biotecnologia Industrial, Metais Refratários, Engenharia Química e Química Fina.

  • A Infraestrutura

A EEL tem a sua disposição toda infraestrutura necessária para proporcionar aos alunos excelentes ambientes de estudo como: Laboratórios de ensino e pesquisa; Bibliotecas com espaços climatizados para estudos individuais e em grupo; Acesso ao acervo de mais de 2 milhões de livros, mais de 250 mil e-books e 22 mil títulos de periódicos online; Auditórios; Salas de videoconferência; Modernos laboratórios Didáticos; Salas com acesso aos computadores e internet, etc.

  • Endereço

Estrada Municipal do Campinho, s/n, Ponte Nova – Lorena/SP.

  • Telefone

Telefone: Campus I – (12) 3159-5059
Telefone: Campus II – (12) 3159-9942

  • Site

http://www.site.eel.usp.br

 

Fatea

11720442_1023656844314300_1462634594_n

O Instituto Santa Teresa, Entidade Mantenedora das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (FATEA), organização civil sem fins lucrativos, foi fundado em 19 de dezembro de 1954. Seu estatuto original foi registrado no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Lorena, em 23 de março de 1956, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação como entidade filantrópica no mesmo ano e declarado de utilidade pública, em 1973, pelo Decreto n. 72.631.

Constituído e organizado pelas Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas como Salesianas de Dom Bosco, Instituição fundada por Dom Bosco, em 1854, cujo nome advém de São Francisco de Sales, foi aprovada e reconhecida como pessoa jurídica e autônoma em 1/3/1869, com a missão de dedicar-se à educação. Nesta Sociedade, o Instituto Santa Teresa (IST) vincula-se ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas/FMA).

  • Graduação

Administração; Arquitetura; Biologia; Biblioteconomia; Design, Farmácia; Enfermagem; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Letras; Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

  • Pós-Graduação
    lato sensu
ESPECIALIZAÇÃO MBA
Análises Clínicas Finanças, Controladoria e Auditoria
Artes, alfabetização e inclusão social Gestão de Marketing e Negócios
Educomunicação Gestão Estratégica de Pessoas
Enfermagem Obstétrica Gestão Pública
Especialização em Business English Gestão Socioambiental e Sustentabilidade
Estética e Cosmética Gestão Empresarial e Responsabilidade Social
Gestão Escolar  
Língua Portuguesa: Linguagem e Literatura  
Neonatologia e Pediatria  
Perícia Ambiental  
Projetos e Desenvolvimento de Aplicações WEB  
Urgência e Emergência: PS e UTI
  • stricto sensu

Mestrado; Design Tecnologia e Inovação.

  • Teatro

O Teatro Teresa D’Ávila nasceu de uma grande reforma no mesmo prédio onde funcionava o Espaço Arte, dentro das dependências da FATEA (Faculdades Integradas Teresa D’Ávila), em Lorena.

O novo teatro tem 310 poltronas, plateia inclinada com excelente visibilidade para todos os espectadores, sistema de luz e som digitais, palco ampliado revestido com nova caixa preta, saídas de emergência, total segurança para artistas, técnicos e usuários, dois camarins e entrada especial para cenários e equipamentos, além de uma equipe de técnicos e funcionários trabalhando para o perfeito funcionamento da sala.

Além de abrigar os projetos artísticos da FATEA e do Instituto Santa Teresa, o novo teatro está aberto para receber espetáculos de teatro, música, dança, enfim, todos os segmentos das Artes Cênicas, vindos das mais diferentes cidades, com o intuito de proporcionar momentos de instigante convívio cultural para a cidade de Lorena e região.

  • Endereço

Avenida Dr. Peixoto de Castro, 539, Vila Celeste – Lorena/SP.

  • Telefone:

(12) 2124-2888

  • Site

http://www.fatea.br/

 

 

 

Unisal

11720106_1023657270980924_860736505_n

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo é patrimônio da Congregação Salesiana. Denominada Sociedade de São Francisco de Sales, a congregação foi fundada na Itália por São João Bosco, em 1859, com a finalidade principal de trabalhar na formação da juventude.

Dom Bosco foi um sacerdote italiano que dedicou sua vida ao trabalho com os jovens. Seu projeto educativo, denominado Sistema Preventivo, é adotado nas escolas e demais obras salesianas.

Entre as 66 instituições de ensino salesianas presentes em países da América, Europa, Ásia e África está o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, criado em novembro de 1997. O UNISAL nasceu muito antes, e tem suas origens na antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, inaugurada em março de 1952.

Em 1993, os salesianos criaram as Faculdades Integradas, unindo as faculdades salesianas de Lorena, Americana, Campinas e São Paulo. Quatro anos depois, elas formaram o UNISAL.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo é uma instituição educacional de caráter católico, credenciada pelo Ministério da Educação, por meio de Decreto Presidencial, no dia 24 de novembro de 1997. É mantido pelo Liceu Coração de Jesus, associação civil e religiosa constituída por religiosos salesianos, de caráter educacional, cultural, beneficente, assistencial e filantrópico, fundado em 5 de junho de 1885, com sede em São Paulo.

Atualmente, estudam na Unidade mais de 4.500 alunos nos cursos de Graduação, de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu (especialização e mestrado), de Aperfeiçoamento e de Extensão.

Os Programas de Mestrado em Direito (Lorena) e em Educação (Americana) são recomendados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

Em Lorena, o programa de internacionalização tem ganhado força nos últimos anos.Um dos eventos que coloca o nome da instituição lá fora é o Consórcio STHEM Brasil. Trata-se da parceria entreinstituições de ensino superior brasileiras com a Laspau, uma organização filiada à Universidade de Harvard, dos EUA.

  •  Endereço:

Rua Dom Bosco, 284, Centro – Lorena/SP.

  • Telefone:

(12) 3159-2033

  • Site:

www.unisal.br