Prefeitura de Lorena inicia construção de ponte perto da EEL – USP; obra está sendo possível graças à iniciativa da atual gestão pública

A Prefeitura de Lorena e a Universidade de São Paulo iniciaram, nesta semana, a construção da ponte sobre o Ribeirão dos Macacos, na estrada do Campinho, no bairro Ponte Nova. A passagem, destruída há cinco anos, é também conhecida como ponte da USP, por ser utilizada não apenas pelos moradores da região, mas também por universitários da Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo.

Ponte da USP

Prefeitura e USP firmaram um Termo de Cooperação para a realização dos serviços. Entre outras ações, a prefeitura formulou o projeto técnico dos serviços, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano (SPU).

O secretário da SPU, Marcos Aurélio Souza Anjos, lembra que a nova estrutura será maior e melhor. “Seguimos todos os requisitos técnicos, será uma estrutura de concreto armado, com um vão maior e mais segura do que a antiga ponte”, afirmou.

Impasse resolvido pela atual administração. Emperrada desde que a ponte cedeu após forte chuva em 2009, a construção da passagem só se tornou possível graças à iniciativa da atual administração, que, ao tomar posse em 2013, buscou a aproximação com a USP, a fim de chegar a um consenso sobre a execução da obra, reivindicada por toda a população lorenense, em especial por quem mais fazia uso da antiga passagem.

Ponte da USP

Poucos meses depois da viagem do prefeito Fábio Marcondes a São Paulo, o termo de cooperação foi assinado.

Estudante

Para Paulo Renato dos Santos, estudante de Engenharia Física, a nova ponte representará melhorias para todos. “Com essa obra vai facilitar bastante para nós porque vai diminuir o caminho. É melhor para quem vem a pé, de carro, de bicicleta, porque é mais seguro também”.

Ponte da USP

A empresa vencedora da Tomada de Preços 07/13 foi a S. O. Pontes Engenharia Ltda. O valor total do empreendimento é de R$ 1.298.706,69 (um milhão duzentos e noventa e oito mil e setecentos e seis reais e sessenta e nove centavos), com recurso financeiro repassado pela universidade.

Segundo a SPU, a previsão é concluir o serviço até o final de julho do atual ano.