O Ministério da Saúde prorrogou pela segunda vez a data de encerramento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, desta vez, para o dia 30 de maio.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Lorena (SMS), até a última quinta (22), foram vacinados, na cidade, 75% do público-alvo da campanha, sendo 100% puérperas (até 45 dias após o parto), 95% trabalhadores da área da saúde, 60% idosos, 43% crianças e 53% gestantes.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é de vacinar 80% do grupo prioritário.
Devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. Neste último caso, de acordo com norma do MS, é preciso ter em mãos, no momento da vacinação, a prescrição ou receita médica.
A Secretaria de Saúde de Lorena ressalta a importância de se vacinar o quanto antes, já que a imunização demora cerca de 15 dias para fazer efeito, e no período de frio aumentam as chances de contágio.
Em Lorena, a vacina está disponível em todas as UBS’s, entre 7h e 19h, e nos ESF’s, de 7h às 17h. As doses protegem contra as gripes A H1N1 (popularmente conhecida como gripe suína), H3N2 e B.
Confira abaixo os números em gráfico: