Fundo Social de Solidariedade de Lorena inicia capacitação de equipe do projeto Horta Educativa

O Fundo Social de Solidariedade de Lorena (Fulor) iniciou, na última quarta (02), atividades para a implementação do projeto ‘Horta Educativa’ nas escolas públicas. A equipe de multiplicadores esteve na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, (CATI) em Campinas, no interior de São Paulo.

No local, a equipe, formada por nove servidores, foi dividida em dois grupos. Um deles recebeu treinamentos para trabalhar o desenvolvimento de temas que despertem nas crianças sentimentos de reverência e amor à vida; o outro grupo foi capacitado para fazer o planejamento das hortas, preparo de terrenos e irrigação.

Horta

O treinamento e orientação dos multiplicadores seguirá em Lorena, com apoio da equipe técnica de agronomia da unidade do CATI de Guaratinguetá.

A capacitação dos multiplicadores é realizada com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSESP), por meio de um convênio assinado no último dia 28 pelo Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, e pela Presidente do Fulor, Maria Claudia Diniz Marcondes. O FUSSESP também fornece os kits de ferramentas para o projeto.

Horta_1

Entenda. As Hortas Educativas serão implementadas nas instituições de ensino públicas de Lorena onde sejam atendidas crianças de 4 a 8 anos, período decisivo na formação de personalidade, para o qual o contato com o meio ambiente presta grande colaboração.

Serão ensinadas, com aulas práticas e teóricas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural, a partir da Horticultura, colaborando com a compreensão da relação do meio ambiente com uma alimentação saudável, além da preservação da cultura nacional e hábitos que geram uma boa qualidade de vida.

Horta

Em Lorena, a previsão é que as hortas comecem a funcionar no segundo semestre deste ano. Elas serão desenvolvidas, inicialmente, nas escolas municipais Victor Bastos, no bairro Industrial, e Geraldo José Rodrigues Alckmin, na Vila Brito.

Para conhecer outros detalhes a respeito do Projeto Horta Educativa, clique no link http://www.fundosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/196.pdf