Formatura dos alunos do primeiro semestre da Escola Milton Ballerini fortalece compromisso da prefeitura com a educação

Na noite desta terça (10), no Teatro Unisal, foi realizada a formatura dos alunos da Escola Municipal Profissionalizante Milton Ballerini (EMP).

O espaço estava inteiramente ocupado, com a presença de alunos, pais e instrutores.

Prestigiaram a cerimônia o prefeito Fábio Marcondes, a Primeira-Dama Maria Claudia Diniz Marcondes, secretários municipais, vereadores, entre outros.

Antes da abertura da solenidade houve uma apresentação do coral formado por alunos do curso de canto, também ministrado na EMP.

Formatura EMP

Na ocasião foram homenageados os parceiros da EMP.

Além da Secretaria da Educação de Lorena, responsável pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem promovido a inclusão de pessoas com deficiência na instituição, mereceram tributo as seguintes entidades:

Fundo Social de Solidariedade de Lorena (Fulor), com os cursos de Padaria Artesanal, Oficina de Moda, Corte e Costura / Artesanato, Escola de Beleza – Assistente de Cabeleireiro, Maquiagem/Manicure

SENAI/Pronatec; Senac – Via Rápida, com os cursos de Técnicas de Vendas, Rotinas de Escritório, Rotinas Financeiras; Cursinho pré-vestibular Mac Vest (ministrados pelos alunos da EEL – USP) e Fundação Casa.

Formatura EMP

A diretora da EMP, Maria Lúcia Runha, ressaltou a contribuição de cada parceiro, deixando claro que as metas de integração entre os cursos vêm sendo atingidas, uma área tem colaborado com a outra e a escola vem crescendo em qualidade e quantidade de vagas disponíveis.

Na sequência do evento, foram entregues certificados e lembranças a alunos, instrutores e funcionários que se destacaram na arrecadação de cobertores e no desempenho na EMP, como os que tiveram a sala mais organizada, o funcionário destaque, o projeto excelência e também atletas lorenenses que também concluíram os cursos na Milton Ballerini.

Após a entrega das homenagens, a diretora Maria Lúcia Runha recebeu uma surpresa, tendo sido homenageada pelos alunos com uma música cantada ao vivo. Após isso, ela fez um balanço da abertura de vagas e da melhora na qualidade do ensino da instituição, sempre referindo-se ao prefeito, tendo em vista o suporte e acompanhamento fundamentais da prefeitura desde o início da atual gestão com o intuito de resgatar a credibilidade da escola.

Em seu discurso, a Secretária de Educação, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, destacou os trabalhos do EJA na inclusão de pessoas com deficiência.

Em seguida, o vice-presidente da Câmara Municipal, Rosiney César de Souza, e a Primeira-Dama , Maria Claudia, ambém fizeram uso da palavra, frisando a importância e colaboração da EMP na capacitação dos lorenenses.

Fechando a solenidade, o Prefeito Fábio Marcondes parabenizou o trabalho realizado na escola, falou da importância dos cursos de qualificação oferecidos, destacou que o setor de prestação de serviços é um forte de Lorena, e que, nesse ponto, a EMP tem contribuído na inserção de profissionais capacitados no mercado. Ele citou que a ordem e organização ensinados na escola têm sido um diferencial atrativo para o mercado de trabalho.

certificado

Comparação. No primeiro semestre de 2014, com recursos da prefeitura, foram abertas 40 turmas, com 15 instrutores e 1200 vagas; no primeiro semestre de 2013, eram 24 turmas, 10 instrutores e 720 vagas.

O Fundo Social de Solidariedade gerou, no primeiro semestre do atual ano, 530 vagas, com cinco instrutores.

Somando os dois semestres de 2013 e os seis primeiros meses de 2014, foram abertas 6275 vagas.

Solidariedade. Outra ação destacada na solenidade foi a arrecadação de cobertores, que envolveu toda a escola.

Em 2013, a meta foi de 300 unidades, mas o total coletado foi de 425.

Este ano, a meta mais ousada, de 500 cobertores, também foi superada, com a aquisição de 616 cobertores por meio de entregas feitas por parceiros do comércio, indústria e doadores voluntários. Todo o material é encaminhado pelo Fulor às pessoas que mais precisam, com auxílio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS).

(Fotos: Claudio Ribeiro)