Casa da Cultura inaugura Museu sobre a Revolução de 1932 e realiza relançamento de livros sobre o tema

Na tarde da última-quinta (10) foi inaugurado na Casa da Cultura o Museu Fragmentos da Revolução de 1932, do expositor José Maria de Azevedo Paiva. Na ocasião também foram relançados os livros “A aviação em Lorena – Traços Históricos” do autor César Rodrigues da Costa e “A casa Encantada” da autora Valéria Rodrigues Alves, ambos também alusivos a revolução de 1932.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Fábio Marcondes, Secretários Municipais, vereadores, autoridades militares e representantes da comunidade.

inauguração Casa da Cultura

Em seu discurso, o Prefeito Fábio Marcondes reiterou o compromisso de viabilizar meios que privilegiem o conhecimento e aprendizado, principalmente das crianças. Citou as mobilizações feitas na Revolução de 1932, movidas por um desejo da população por democracia e melhorias. Fez um paralelo com as manifestações realizadas no ano passado, com isso, reforçou a importância da população lutar por direitos de forma pacífica e a obrigação dos gestores públicos de cumprir seus deveres.

Discurso Prefeito

Na ocasião a Secretária de Cultura, Marimilia Mila Trepichio ressaltou a importância de resgatar fatos importantes relacionados a Lorena, e torná-los acessíveis. “É fundamental a presença desse museu em nossa cidade, precisamos resgatar a nossa história” afirmou a secretária.

Os autores tiveram a oportunidade de fazer um breve relato a respeito dos livros relançados; contaram também, alguns detalhes e curiosidades sobre as obras. Ambos os livros resgatam a relação de Lorena com a Revolução de 1932, o mesmo assunto abordado de perspectivas bem diferentes.
Visitação ao Museu. O Museu estará aberto para visitação durante todo o Horário de expediente da Secretaria, das 9h às 18h de segunda a sexta-feira.

Prefeito e o Expositor Maria de Azevedo Paiva

Homenagem. Receberam Certificados de Honra ao Mérito, das mãos do Prefeito, os lorenenses que, de alguma forma, honraram a cidade por meio de atividades militares. Foram homenageados: o Sr. Antenor de Azevedo Figueira em agradecimento aos serviços prestados na Revolução de 1932; o Sr. José Valentim Corrêa, que participou da 2ª Guerra Mundial; o Coronel Wanderley Gomes Sardinha, que prestou serviços no Batalhão Suez; Willian Veiga Paiva pela Missão de Paz no Haiti; e o Sr. José Maria de Azevedo Paiva, por ter cedido seu acervo para o Museu.

Museu Fragmentos da Revolução de 1932

Interessados em adquirir os livros. Os livros relançados na Casa da Cultura podem ser adquiridos diretamente em contato com os autores por meio dos contatos de e-mail.
“A Aviação em Lorena:Traços Históricos” – trafego.aereo.brasil@gmail.com
“A casa Encantada” – oncacv@yahoo.com.br