Ações da SADS visam melhorar acompanhamento do BPC

0

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Lorena (SADS), promoveu no final do último mês, um encontro de técnicos da rede pública e privada (Instituições Sociais) para estudar mudanças ocorridas no âmbito do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC),com a intenção de melhor acompanhar os usuários do programa em Lorena.

O primeiro encontro no município teve por objetivo, conhecer as mudanças por meio do Projeto Piloto do BPC Trabalho, e discutir ação conjunta, entre as políticas de assistência social, saúde, educação e entidades sociais.

O BPC Trabalho propõe-se atender aqueles beneficiários, que obtém deficiência na faixa de 16 a 45 anos, prioritariamente, e que tem interesse em trabalhar, no entanto, encontram muitas dificuldades para superar as barreiras existentes para o acesso ao mercado de trabalho, dentre elas, a de obterem qualificação profissional compatível às exigidas.

Segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, para atingir esse objetivo, é necessário que se faça articulações entre os órgãos responsáveis pelas políticas de assistência social, educação, trabalho e emprego, saúde, ciência e tecnologia e entidades sociais, com vistas a disponibilizar os apoios necessários para que os beneficiários tenham oportunidade de acessarem o mercado de trabalho.

BPC. O BPC é um direito constitucional que se constitui em segurança da renda no valor de um salário mínimo, destinado às pessoas idosas a partir de 65 anos de idade, e pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a sua própria subsistência ou de tê-la comprovada por sua família.

Benefício. O beneficiário que ingressar ao mercado de trabalho deixa de receber o benefício enquanto estiver trabalhando, porém, se ficar desempregado pode voltar a receber o benefício sem cumprir a burocracia inicial, no período de dois anos.

Share.

Comments are closed.