Pesquisa vai avaliar acessibilidade em vias públicas de Lorena

Pesquisas para avaliação de acessibilidade de vias públicas no centro da cidade vão ser realizadas neste sábado. O objetivo é promover maior mobilidade às pessoas com deficiência física ou com dificuldades de locomoção. Após os estudos, ações e projetos serão apresentados para melhorias.

Serão analisadas barreiras e obstáculos que limitam ou impeçam o acesso e a liberdade de movimento, com segurança, destas pessoas. Além disso, o estudo de todo o mobiliário urbano, pavimentação e calçadas, será fundamental para que sejam apresentadas soluções.

Os experimentos são de iniciativa dos alunos do curso de Logística do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, com o apoio da Prefeitura. O trajeto que será analisado está entre as vias mais movimentadas do Centro, iniciando-se pela ruas Dr. Pedro V. de Azevedo e Dr. Rodrigues de Azevedo (Rua Principal), passando pela Praça Mal. Mallet, rua Major Oliveira Borges, Praça Arnolfo de Azevedo, Calçadão e rua Comandante Custódio Vieira.

Segundo o Secretário de Trânsito e Transportes, Jaime Silva, os estudos trarão resultados sobre a realidade vivida nas vias públicas pelas pessoas com deficiência física, principalmente cadeirantes, o que facilitará a implantação de melhorias para a mobilidade.

Parceria. Em dezembro de 2013, a Prefeitura de Lorena em parceria com o UNISAL lançaram a cartilha Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. A cartilha tem um panorama completo dos direitos conquistados pelas pessoas com deficiência no tocante às leis sobre Educação, Cultura, Lazer, Transporte, Trabalho, e Mobilidade. Todos eles, embasados por leis, pela declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1975, e Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência em 2008.