Professora da rede municipal de ensino de Lorena é premiada entre os 10 melhores educadores do Brasil

A professora Monique Lescura conquistou, mais uma vez, o prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, com um trabalho aplicado na Escola Municipal CAIC, de Lorena, com os alunos do oitavo ano. Em 2014, Monique está sendo reconhecida como uma das 10 melhores professores do Brasil.

O Prêmio tem como meta identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.

Monique Lescura é professora de Geografia e desenvolveu o trabalho “Desastre Natural: informar para prevenir”, com 55 alunos, do oitavo ano, durante o primeiro semestre. A turma estudou sobre catástrofes naturais, como se formam, a origem, motivos e prevenção.

Foram diversos trabalhos, entre pesquisas e seminários, todos acompanhados de relatórios. Os alunos também visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no município vizinho de Cachoeira Paulista. Após estarem cientes e preparados para propagarem o aprendizado, os estudantes escreveram uma carta ao Prefeito, Fábio Marcondes, apresentando causas e soluções para os desastres naturais predominantes na cidade.

Os jovens obtiveram resposta, e agora compreendem as ações que a prefeitura toma para esse tipo de situação.

Para a professora, ver que os alunos são capazes de identificar possíveis acidentes naturais é a demonstração de que o objetivo foi alcançado. Segundo Monique “Agora eles podem reconhecer um sinal de perigo, e alertar quem estiver próximo, além de conscientizarem amigos e familiares sobre o nosso papel nessa prevenção.”.

Uma sala de sucesso

No ano passado, em 2013, Monique se classificou entre os 20 melhores professores do Brasil, neste mesmo prêmio, desenvolvendo o trabalho “Gráficos Revelam a Radiografia do Brasil”, com a turma do sétimo ano, que, mais uma vez, acompanhou a professora, novamente, nessa conquista.