Lorena reúne entidades para discussão de políticas públicas voltadas a população em situação de rua

A fim de discutir as características da população em situação de rua e gerar um trabalho em rede entre unidades de assistência social e de saúde, foi realizado hoje (28) o Primeiro Seminário de Políticas Públicas e População em Situação de Rua em Lorena. O evento foi iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e aconteceu na Fatea – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila.

Estiveram presentes, o Prefeito Fábio Marcondes; a Secretária da SADS Zeila Pozzatti; a Assistente Social e Subsecretária da SADS, Rita de Cássia; além da Assistente Social, Maria de Nazereth Cupertino que ministrou uma palestra sobre Políticas Públicas e População em Situação de Rua; o Diretor do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), João Bosco da Silva, e vereadores.

O Prefeito Fábio Marcondes ressaltou a importância da reunião entre as unidades de assistência social e de saúde que ofertam serviços à população de rua do município e a importância do trabalho que realizado pela Prefeitura a este público.

“O Primeiro Seminário com debate entre os profissionais da área, estudantes e população é muito importante, pois este é um problema que atinge a sociedade como um todo. O incômodo gerado pelas pessoas em situação de rua é uma relação direta e um trabalho que estamos fazendo e que exige paciência, pois repressão não resolve a situação. Temos avançado em início com a abordagem, o cadastramento e a relação, inclusive com os trabalhos da Casa da Acolhida.” Disse o Prefeito.

Prefeito

Sobre os trabalhados realizados na Casa da Acolhida que tem alcançado êxito no atendimento aos moradores de rua o Diretor do CREAS, João Bosco destacou os expressivos números de atendimentos.

“Na Casa da Acolhida, no primeiro semestre deste ano, tivemos mais de 1225 serviços prestados como corte de cabelo, corte de unha, roupas limpas e banho. Foram 1333 refeições fornecidas, 1095 pernoites. São números expressivos para quem está começando este trabalho na cidade de Lorena”, informou Bosco.

A ocasião foi uma importante para estreitar as discussões a respeito do tema e tornar mais visíveis os trabalhos que atendem moradores de rua, para que a partir deste relacionamento entre as entidades seja estabelecida uma única Política Pública relacionada ao tema e um trabalho unificado, em conjunto.