Comemora-se no dia 1º de outubro o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2004.
O Centro de Convivência da Melhor Idade e o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS II comemoraram o Dia do Idoso com atividades culturais e interativas. Os Centros, que são ligados à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) realizaram os eventos nessa quarta (01) e no último dia 26.
Na manhã dessa quarta (01), os idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade fizeram apresentações culturais, como declamação de poemas, danças e teatros. A festa contou também com a participação da Banda Mamede de Campos, que animou os homenageados.
O CRAS II comemorou o Dia do Idoso na sexta (26), com a implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no local. O Serviço tem como objetivo promover a interação de idosos com jovens, artistas e profissionais, mantendo-os ativos e promovendo o bom humor e a autoestima.
A Secretaria de Saúde esteve presente nos dois eventos, por meio da equipe da Atenção Básica, realizando aferição da pressão arterial, orientações e exames de glicemia.
Estatuto do Idoso. Desde 2004, os idosos possuem leis em sua proteção, por parte do Estatuto do Idoso, como desconto de 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas; penalidades para desrespeito às pessoas mais velhas e ao abandono de idosos sem assistência.
Fotos: Claudio Ribeiro | Divulgação.