Vigilância Epidemiológica de Lorena alerta sobre ações contra o mosquito da dengue

0

Com focos do mosquito da dengue por todo o município, a vigilância epidemiológica de Lorena alerta sobre as ações de combate ao mosquito. Durante todo o ano os agentes da vigilância realizam visitas domiciliares, entrando nas residências, vistoriando as casas e explicando aos moradores os cuidados que devem tomar para eliminar os criadouros da dengue.

De acordo com o educador de saúde da vigilância epidemiológica, Davi Quadros, é necessário que as pessoas se conscientizem sobre os perigos da dengue e ajudem na eliminação dos criadouros do mosquito. “Este ano, os três principais criadouros que encontramos ao fazer as vistorias nas residências são: os pratos de plantas, os ralos e os bebedouros dos animais domésticos”. A orientação é que não sejam mais usados os pratos de plantas ou que se coloque areia. Sobre os ralos, a vigilância epidemiológica indica a colocação de telas ou o tratamento químico, colocando cloro e água sanitária a cada três dias. Já os bebedouros dos animais devem ser lavados pelo menos a cada três dias, esfregando com um pano ou esponja, para que sejam retirados os possíveis ovos do mosquito que podem estar ali e são imperceptíveis a olho nu.

Além das ações de conscientização e fiscalização realizados pelos servidores municipais, os moradores de Lorena também podem ajudar na fiscalização dos focos da dengue fazendo a denúncia de possíveis criadouros. Para fazer a denúncia os moradores devem ligar na Secretaria de Saúde pelo telefone 3159-3300 e falar na sala de controle de vetores, passando o endereço e, se possível, a identificação do proprietário do imóvel. “Nosso procedimento é orientar e notificar o proprietário para sejam tomadas as devidas providências. Se a pessoa se mostrar resistente, existe a possibilidade da aplicação de multa, mas aqui não precisamos recorrer à isso, pois após a notificação fomos atendidos”, explica Davi Quadros.

Share.

Comments are closed.