Alunos de Lorena praticam a democracia por meio de projeto sobre Eleições

Professores levam para dentro da sala de aula a importância do voto e da política
Os alunos da Escola Municipal Horácio Victor Bastos, de Lorena, aprenderam desde cedo o que é a democracia. Durante as aulas de Língua Estrangeira, eles estudaram sobre a atual situação política do Brasil, o momento das Eleições e a importância do voto. Após uma introdução sobre o tema, um processo eleitoral foi simulado. Os candidatos eram os próprios educandos, que montaram suas propostas e apresentaram para todos da turma.

O projeto, denominado “A conscientização sobre a importância das Eleições”, possibilitou aos alunos realizar debates em sala de aula e os eleitores poderão votar no dia 6 de novembro. O resultado será contabilizado e divulgado em forma de gráfico, sendo o candidato eleito premiado com uma faixa.

A professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Clebiana Fernandes, ressalta a importância do projeto. “Nossa turma tem 28 alunos e todos participam com sucesso e muito envolvimento. Trata-se de um tema favorável ao desenvolvimento da consciência cidadã de cada criança. Os recursos e metodologias utilizadas também servem de ferramenta para estimular o interesse e a participação de todos”, diz.

O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, está sendo desenvolvido nas aulas de Língua Estrangeira, portanto, além da democracia, os alunos vão aprender também sobre os diferentes meios de votação existentes no Brasil e nos Estados Unidos, para treinar os vocabulários de inglês que aprenderam até o momento.

Para a mediadora de inglês da Planeta Educação, Rafaela da Silva, essa atividade é muito significativa para o aprendizado dos alunos. “As crianças aprendem a desenvolver um pensamento crítico sobre o tema e a entender como funciona a política, tudo isso, aliando com as palavras aprendidas no idioma inglês”, relata.