Os médicos que atendem aos pacientes das unidades de saúde da Atenção Básica de Lorena participaram na última terça (04) de um novo treinamento para diagnóstico e tratamento de pacientes com dengue. A capacitação visa melhorar a eficiência e a qualidade na assistência médica relacionada a essa doença.
O curso foi ministrado pela médica Maria Ângela Barguil Digigov do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Taubaté e destacou a importância da identificação precoce dos casos de dengue, que com seu vírus, está presente desde formas inaparentes ou subclínicas, até quadros de hemorragia que podem levar ao óbito.
É preciso suspeitar de dengue em todo o caso de doença febril acompanhada de dois ou mais sintomas, associados ou não a hemorragias. Os sintomas são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
O diagnóstico é essencial para avaliar a gravidade do caso e fazer a orientação do tratamento. Não há um tratamento específico para combater o vírus, as orientações dos médicos combatem a desidratação e aliviam os sintomas.