Alunos de Lorena escrevem livro em homenagem aos 226 anos da cidade

IMG-20141107-WA0014

Baseado no hino do município, livro conta as origens históricas e culturais

Os alunos da Escola Municipal Geraldo José Rodrigues Alckmin realizam uma atividade especial em comemoração ao aniversário de 226 anos do município de Lorena, que acontece na próxima sexta-feira (14).

O projeto, intitulado “Lorena, nossas origens”, tem como objetivo fazer um resgate histórico e cultural da cidade, mostrando para as crianças desde o surgimento do primeiro povoado, conhecido como Vila de Guaypacaré, quando o Brasil ainda era uma colônia até os aspectos naturais e socioeconômicos que podemos encontrar atualmente.

As pesquisas sobre o tema têm sido trabalhadas desde setembro nas aulas de Informática Educacional, quando as crianças iniciaram também a criação de um livro com base no hino da cidade. “Muitos não tinham o domínio da letra do hino, então, nós trabalhamos a interpretação de parágrafo por parágrafo. Para concretizar o aprendizado, as crianças fizeram desenhos para representar cada trecho do hino e compor o livro”, conta a coordenadora pedagógica da Planeta Educação, Clayse Werneck.

As atividades foram realizadas em parceria entre a mediadora de informática educacional Mariane Santos e a professora titular do 1º ano do Ensino Fundamental, Ana Lúcia de Oliveira. “Nós tivemos a ideia de montar um livro sobre o hino justamente para que eles pudessem conhecer mais sobre o lugar em que vivem. Eles puderam compreender que a letra traz a história de nossa cidade, tão rica culturalmente”, afirma Ana Lúcia.

O livro “Lorena, nossas origens”, confeccionado no formato da bandeira da cidade, será exposto na escola, junto com as maquetes e cartazes produzidos ao longo dos meses.

A prefeitura apoia este projeto e ressalta a importância deste envolvimento e dedicação dos alunos, que por meio desta atividade lúdica aprenderam mais sobre a cidade de Lorena, além de identificarem pontos turísticos que até então não conheciam.