Parque Águas do Barão será reinaugurado no próximo dia 16

Lorena terá o Parque Águas do Barão reaberto no próximo dia 16, às 8h30. O parque ecológico começou a receber uma obra de revitalização desde dezembro do ano passado, que contemplou toda a extensão da área de lazer.

O  local, de mais de 12 mil m², antes completamente abandonado e depredado, recebeu um investimento de R$446.126,38, dos quais R$97.500,00 foram repassados pelo Ministério do Turismo e R$ 348.626,38 investidos pelo município.

Para a revitalização do Parque, foi realizado um convênio com o Ministério do Turismo, assinado em 2009. Porém, a administração passada não concluiu o serviço e abandonou rapidamente as obras que haviam sido iniciadas em abril de 2011.

Em 2013, a prefeitura firmou com o Ministério da Cultura um convênio, realizando toda a programação das ações foi realizada no até então abandonado, Parque Ecológico Águas do Barão.

Durante a revitalização foram construídas uma casa de caseiro com 53,72 m², banheiros masculinos, femininos e adaptados para portadores de necessidades especiais; cobertura do espaço de missas e eventos com 342,00m². Também foi feito o calçamento frontal do parque com 218,92m², acesso com calçamento em paralelepípedos e bloquetes com 557,05m²; fechamento para maior segurança em gradil e alambrado com 391,38m².

Em busca de oferecer à população uma área de lazer e esporte de qualidade, o parque também recebeu quatro novos quiosques, pista de caminhada com 574,90 m², um parque infantil, uma academia ao ar livre com 11 aparelhos e também foi feita a recuperação completa da Capela de Santa Terezinha.  Além disso, foram recuperados o espelho d’água, serviços de drenagem e a fonte de água e chafariz “Boca de Leão”.

DSC_3192

Resgatando História e Identidade. Os lorenenses receberão novamente um espaço que ficou por muito tempo abandonado, do qual sentiram muitas saudades, pois  este sempre foi referência de lazer na cidade, fazendo parte da infância e da história da população.

O parque tem mais de 12 mil m², com uma extensa área verde, e foi inaugurado em novembro de 1984, na administração de Carlos Eugênio Marcondes, pai do atual prefeito, Fábio Marcondes.

Foto: Claudio Ribeiro | Divulgação.