Nessa quinta-feira, 20 de novembro, Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão, os profissionais da saúde de Lorena participarão de uma palestra com o tema “Úlcera por pressão- mude de lado e evite a pressão”.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da Associação Brasileira de Estomaterapia, Ana Beatriz Morita, a conferência tem como intuito sensibilizar os profissionais de saúde, cuidadores e pacientes, para o cuidado com ênfase na prevenção, visando melhorar a qualidade e a segurança da assistência prestada aos pacientes, assim como reduzir custos e tempo de internação ocasionado por este sério agravo durante as internações.
O evento, que ocorrerá às 14h, tem a finalidade de sensibilizar profissionais de saúde, cuidadores e pacientes, para o cuidado com ênfase na prevenção, visando melhorar a qualidade e a segurança da assistência prestada aos pacientes, assim como reduzir custos e tempo de internação ocasionado por este sério agravo durante as internações.
A palestra será realizada pela Associação Brasileira de Estomaterapia, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lorena, para os profissionais de Instituição de Longa Permanência, UBS, Estratégia de Saúde da Família e Casa Maria Auxiliadora. Além da palestra, os profissionais da saúde de Lorena realizam orientações periódicas e individuais aos pacientes, familiares e cuidadores.
A Úlcera de Pressão é muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição e é definida “como uma lesão localizada na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, como resultado da pressão em combinação com atrito/fricção. Como o desenvolvimento da úlcera por pressão implica em sofrimento (dor e risco de infecção) e tratamento com custo elevado, a recomendação é prevenir. A principal medida preventiva é a mudança de posição, cuja frequência deverá estar de acordo com as condições gerais do paciente, da pele e do ambiente em que se encontra.