No último dia 20, foram realizadas fiscalizações no Rio Mandi e uma visitação às empresas de Lorena.
Na blitz para conter o lançamento de esgoto “in natura” no Rio Mandi, uma equipe de fiscalização formada por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e da Sabesp, percorreram as residências à margem do Rio.
Além da vistoria completa, a equipe também foi verificar como estavam as sete residências notificadas durante a última fiscalização, feita em outubro. Das sete casas, duas já pediram a ligação da rede de esgoto, três se inscreveram no programa “Se Liga na Rede”, do Governo do Estado de São Paulo, que custeia a ligação à rede de esgoto para que famílias de baixa renda, e duas estão sendo avaliadas pelo setor técnico da Sabesp.
De acordo com o secretário de meio ambiente de Lorena, Willinilton Portugal, as fiscalização foi feita com o objetivo de que os imóveis se adequem. “As residências que se encontram irregulares são notificadas e se não tomarem providências, as irregularidades são passíveis de multas e sanções”, explica o secretário.
Já as visitas às empresas do município foram realizadas pela equipe de licenciamentos ambientais, ligada à secretaria de meio ambiente. Seis empresas foram visitadas com o intuito de fiscalizar e regularizar os licenciamentos ambientais pertinentes às suas atividades.
Essas fiscalizações são realizadas periodicamente pelas equipes ligadas ao município.