Periodicamente, a atleta comparece ao Centro Social Urbano (CSU) para a prática de atividades físicas e treinamento de atletismo. Sobre o envolvimento com o esporte, ela diz que começou a praticar como forma de melhorar a saúde. “Comecei por conta do cuidado com a saúde, participando de corridas e atividades nos bairros de Lorena. Com o tempo, fui pegando gosto pelo esporte e decidi participar de competições maiores. Hoje, tenho 198 provas disputadas e 53 pódios”, afirma Rosa.O esporte da cidade de Lorena, além de promover vencedores, reserva também muitas curiosidades. Uma dessas curiosidades é um grande exemplo de dedicação e amor ao esporte. Trata-se de Rosa Benedita da Silva Barbosa, 64 anos, exímia praticante de atletismo.
No último domingo, 23, Dona Rosa, como é conhecida, completou a expressiva marca de 198 corridas na carreira, disputando a segunda edição da corrida “Record na Rua”, organizada pela emissora e o portal de notícias “R7.com”, realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Prestes a completar 200 provas, Dona Rosa diz que o esporte é um meio de resgatar a “criança interior” das pessoas. “Participar e vivenciar o esporte é gratificante. O simples fato de você participar e concluir a prova é tão importante quanto ganhar uma medalha de ouro. Sou muito feliz pelo que faço e me orgulho muito em levar o nome de Lorena a todos os cantos”, ressaltou. Ainda este ano, Dona Rosa participará de corridas nas cidades de Aparecida e Volta Redonda (RJ), além da tradicional “Corrida de São Silvestre”, dia 31 de dezembro. Sem dúvida, ela é um exemplo de amor e perseverança no esporte e também um orgulho para o esporte de Lorena.