Devido ao dia 1 de dezembro ser o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, entre os dias 1 e 5 de dezembro, acontece em Lorena a campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo a conscientização da população sobre os cuidados para evitar sífilis e HIV e a realização de testes para identificação das doenças.
No dia 1 será realizado um evento na praça Arnolfo de Azevedo, das 7h às 13h, onde serão realizados testes gratuitos. Para a verificação da sífilis será feita a pulsão digital, que consiste em uma picada no dedo e análise rápida, de 15 minutos, do sangue. Já o teste de HIV é feito extraindo fluido oral da gengiva e o resultado sai em 20 minutos. Nos outros dias da semana, os testes estarão disponíveis em todas as unidades de saúde de Lorena.
Para a realização da campanha Fique Sabendo, a Secretaria de Saúde de Lorena fez a capacitação de 100% dos enfermeiros do município, para que os testes pudessem ser realizados em todas as unidades de saúde da cidade.
Sobre o teste de sífilis, em caso de resultado positivo, é solicitado a realização do teste sorológico, feito em laboratório, para posterior acompanhamento médico. Já em caso positivo de HIV, o paciente é encaminhado ao médico para início imediato de tratamento.
De acordo com a coordenadora do programa DST/AIDS de Lorena, Monique Fernandes, os testes são gratuitos e os resultados sigilosos. A coordenadora também alerta os jovens para que usem preservativos e façam os testes. “Notamos um aumento muito grande no número de jovens entre 18 e 20 com o HIV. É necessário que eles se conscientizem da importância do uso de preservativos e também da realização dos testes, já que quanto mais rápido houver o diagnóstico da doença, maiores são as chances de terem uma qualidade de vida melhor”, afirma Monique.
A expectativa da Secretaria de Saúde de Lorena é de que sejam realizados 700 testes durante a campanha. Para uma maior conscientização da população lorenense, o programa DST/AIDS ainda firma parcerias com as instituições educacionais e empresas, realizando palestras e testes.
Saiba mais:
O que é aids?
A aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, doença causada por um vírus chamado HIV. Ele ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta a chance do aparecimento de outras doenças oportunistas (infecções e tumores).
Por que fazer o teste de HIV/AIDS?
Quanto mais cedo você descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. A aids por enquanto não tem cura, mas o tratamento permite viver bem, por muito tempo.
Se você tem o HIV e não sabe, além de não se tratar, pode transmitir o vírus involuntariamente.
No caso de gravidez, as mães portadoras do vírus têm 98% de chance de ter filhos sem HIV se fizerem o tratamento.
Fazer o teste faz parte da prevenção?
Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde. Se você não tem o vírus e fica sabendo, tem mais um motivo para continuar se cuidando. Se tiver, será encaminhado para um serviço de saúde.
Se você por qualquer motivo decidir não usar camisinha com alguém em quem confia, é importante que ambos façam o teste antes. Fazer o teste nessa situação faz parte da prevenção, porque revela se vocês já têm o HIV e não sabem.
Você precisa fazer o teste:
_Se você é uma pessoa sexualmente ativa e nunca fez;
_Se você já fez sexo e não usou camisinha;
_Se você tem ou não teve tuberculose e hepatites;
_Se você teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST);
_Se você compartilhou seringas ou agulhas;
_Se você está grávida.
O que é Sífilis?
É uma doença infecciosa transmitida principalmente nas relações sexuais sem uso de preservativo, e de mãe para filho durante a gravidez.
Ela é causada por uma bactéria. Em geral um dos primeiros sinais da doença é uma pequena ferida que aparece nos órgãos sexuais e que não dói. Ela costuma desaparecer após alguns dias mesmo sem tratamento. Entretanto, a doença continua ativa. Meses depois podem aparecer outros sintomas: manchas na pele, na palma da mão e dos pés, ou simplesmente pode permanecer silenciosa, afetando o coração, o fígado e até o sistema nervoso central.
Por que fazer o teste de sífilis?
_Porque uma pessoa pode ter sífilis e não sentir nada por muito tempo.
_Porque a sífilis tem tratamento e tem cura.
_Se você já fez sexo e não usou camisinha.
_Se você teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST);
_Se você está grávida.