Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social faz balanço sobre serviços realizados ao município

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nessa terça-feira (02) um balanço sobre os serviços prestados pela SADS ao município, durante o ano de 2014.

A secretária da pasta, Zeila Pozzatti, destacou a substituição dos abrigos convencionais de crianças e jovens por “Casas Lares”, que é um modelo de instituição capaz de fazer com que o menor abandonado experimente o contato com um lar, com uma família e amigos. Há um ano, a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena (AACAL) recebeu 33 crianças. Hoje o Lar conta com 16 crianças, pois as outras 17 crianças já foram adotadas ou já voltaram para suas casas de origem, e receberão acompanhamento de dois anos da secretaria.

O balanço também discutiu o apoio da SADS ao Conselho Tutelar, que é mais uma meta estabelecida pelo plano do governo atual, e que foi cumprida com sucesso. A secretária Zeila Pozzatti ressalta que o grande objetivo do Conselho Tutelar é promover a segurança e proteção da criança e do adolescente, em especial aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A parceria entre a SADS e o Fundo Social, presidido pela Primeira Dama Maria Claudia Diniz Marcondes, também foi avaliada como positiva, pois com a ação conjunta entre as secretarias é possível oferecer aos munícipes diversas capacitações.

A secretária Zeila Pozzatti reforçou que as metas propostas pela SADS estão sendo cumpridas e que durante esses dois anos de gestão do prefeito Fábio Marcondes a SADS pode trabalhar na revitalização dos dois Centros de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município.

Ainda há planos para a implantação de mais um CRAS na cidade até 2015. A secretária acrescenta ainda que seu objetivo à frente da pasta é estabelecer uma revitalização e reordenação dos serviços e órgãos vinculados à SADS.

A assistência ao idoso é outro ponto da gestão da SADS que atinge suas metas com sucesso. No balanço, a secretária falou do apoio as três casas de Longa Permanência do município e ao Centro de Convivência da Melhor Idade chamou a atenção para os aditamentos de convênios que serão responsáveis por renovar todos os convênios com as instituições de caridade vinculadas ao SADS.

Também foi ressaltado a realização das Conferências Municipais de Assistência Social, que são responsáveis por nortear todo o serviço realizado pela secretaria, sendo que a próxima conferência acontecerá em Janeiro de 2015.

Um fator importante, também citado no balanço, foi a reordenação da subsecretaria de juventude, que em janeiro deste ano foi assumida pela SADS. “A juventude deve ser tratada com seriedade e respeito para que se tenha a garantia de um futuro promissor. Por isso, estamos fortalecendo as ações voltadas a eles”, ressaltou a secretária Zeila.

Durante o ano de 2014, foram montados grupos de jovens que realizaram na FATEA, um seminário para tratar dos anseios da juventude lorenense. O grupo é formado por jovens de todas as classes sociais e já esta sendo discutida a ideia de se implantar um Observatório da Juventude, entre fevereiro e março de 2015, em parceria com a FATEA.

A secretária Zeila Pozzatti fechou o balanço afirmando que para os anos seguintes de 2015 e 2016, ela pretende manter a qualidade do que já foi feito e fortalecer tudo o que ainda precisa ser trabalhado.