A campanha para o cadastramento de doadores de medula óssea que aconteceu no último sábado, 6, em Lorena foi um sucesso e ultrapassou a expectativa da Secretaria de Saúde do município, que estimou a participação de até 200 pessoas.
Horas antes do término oficial da campanha, marcado para às 14h30, a campanha atingiu a meta de 300 pessoas cadastradas e precisou ser encerrada. Isso porque a Associação da Medula Óssea (AMEO), parceira da Secretaria de Saúde de Lorena para a realização da campanha no município, possui um limite mensal de pessoas que podem ser cadastradas no banco de doadores voluntários de medula óssea e não pode exceder esse número. De acordo com o site da AMEO, esse limite no cadastramento de novos doadores foi estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, seguindo regulamentação do Ministério da Saúde.
Com o sucesso da campanha e o grande número de pessoas que procuraram pela unidade de saúde e não puderam concretizar o cadastro pois a meta já havia sido atingida, para dar a oportunidade de mais lorenenses se cadastrarem no registro nacional de doares e ser ampliada as chances de pacientes encontrarem doares compatíveis, a Secretaria de Saúde planeja uma nova campanha em parceria com a AMEO para o ano que vem.