Vencedores do concurso Vale Viver são homenageados na Diretoria Regional de Ensino

20141209_102422
Os alunos vencedores do concurso cultural “Vale Viver”, que produziram poesias e ilustrações, foram homenageados nessa última terça-feira, 9, na Diretoria Regional de Ensino, em Guaratinguetá.

Durante a homenagem, os alunos puderam relatar suas experiências com o concurso, mostraram seus desenhos e leram suas poesias, além de receberem um singelo prêmio da Diretoria de Ensino, como reconhecimento pela participação no concurso.

Para as representantes das escolas vencedoras, o que ficou mais evidente no concurso foi a maturidade desenvolvida pelos estudantes no tocante à consciência adquirida acerca dos vícios. “É gratificante para nós do Colégio SESI participar dessa iniciativa de luta pela vida. Isso mostra que a escola não forma apenas profissionais, mas cidadãos conscientes”, afirmou a coordenadora do SESI, professora Adriana Tavares. A coordenadora-gestora da E.E. Arnolfo Azevedo, professora Rosane Russo, também compartilha desse entendimento. “Estamos muito felizes pela participação e expressiva colocação dos nossos alunos. Principalmente pelo fato de, mesmo sendo tão jovens, estarem tão conscientes daquilo que realmente são as drogas ou o álcool. Esperamos que eles continuem sustentando essa mesma posição em meio a essa luta”, declarou.

Para o Prof. Júlio Ramalho, da diretoria de ensino, mais do que um concurso cultural, o “Vale Viver” reflete um anseio social da comunidade na questão do combate aos vícios e à violência em geral. “Essa iniciativa prioriza, antes de tudo, a vida e a dignidade da pessoa humana, utilizando a educação como viés de conscientização e informação”, relatou o professor.

O coordenador do concurso, Prof. Paulo Roberto Pereira, também falou sobre o evento. “A cada ano estamos evoluindo mais. Não somente pela questão do concurso em si, aquilo que vale um prêmio, mas pelo nível de consciência que nossos alunos vêm adquirindo acerca de drogas, álcool e outros vícios. Essa é nossa principal vitória e todos são vencedores”.

Há alguns anos, o concurso, que já era organizado pelo Movimento “Lorena Pela Vida”, abrangia apenas a cidade de Lorena. Porém, foi ganhando proporções e hoje se tornou um evento regional, cobrindo toda a região da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá. Por essa razão, o concurso, que carregava o homônimo do projeto, passou a se chamar “Vale Viver”.

A premiação aos vencedores do concurso Vale Viver ocorreu no dia 25 de novembro no Colégio Adventista de Lorena, onde duas poesias e duas ilustrações de categorias diferentes foram selecionadas num rigoroso processo de avaliação. Dos quatro vencedores, três deles pertencem à E.E. Arnolfo Azevedo e outro ao Colégio SESI.

FORMATO DO CONCURSO
O concurso foi dividido nos segmentos “poesia” e “ilustração” e nas categorias “Ensino Fundamental II” e “Ensino Médio”, onde os melhores desenhos e ilustrações de cada categoria foram premiados cada um com uma bicicleta 18 marchas. Um rigoroso critério de avaliação foi adotado para julgamento das produções, com atuação de três avaliadores de segmentos diferenciados, sendo um deles pertencente à Diretoria Regional de Ensino, outro da Polícia Militar, indicado pelo Movimento “Lorena Pela Vida”, e outro da Academia de Letras de Lorena. Os avaliadores não têm acesso às notas proferidas pelos demais componentes da banca, nem aos nomes dos autores dos trabalhos. Todos os autores foram identificados através de pseudônimos.

As bicicletas foram doadas pelas empresas: 4R Terraplanagem, Sindicato dos Químicos de Lorena, Sindicato dos Comerciários de Lorena e Colégio Adventista, também parceiros na organização e promoção do evento.

O concurso é uma iniciativa organizada pelo Movimento “Lorena Pela Vida” em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), Colégio Adventista de Lorena e a própria Diretoria Regional de Ensino, visando a conscientização e prevenção contra drogas, álcool e fumo, por meio de ilustrações e poesias elaboradas pelos próprios estudantes.