Visando a melhoria da qualidade das áreas e córregos do município de Lorena, teve início esta semana um processo de análise e investigação na área do antigo Instituto Pesquisa Tecnológica (IPT), na Estrada Municipal da Represa de Lorena.
No local, por muitos anos foram depositados resíduos sólidos urbanos de maneira irregular.
Desde 2013 a secretaria de meio ambiente de Lorena está trabalhando na identificação e regularização de áreas apontadas pelo Ministério Público, desde as gestões passadas, como o caso área do antigo IPT, que teve um apontamento e já havia sido fechado por ordem da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Na área do IPT, a empresa Planterra Ambiental iniciou na última terça-feira, o processo de análise e investigação de provável passivo ambiental. A empresa fará a sondagem, medição e monitoramento da área, além de retirar amostras do solo e da água do lençol freático para análise. A partir da análise, se for constatado contaminação, a empresa também apresentará relatório com propostas para a remediação da qualidade da área.
Segundo o secretario de meio ambiente, Willinilton Portugal, este processo investigatório visa dar continuidade às ações de melhoria ambiental no município, e a análise e resultados poderão durar aproximadamente sessenta dias.