Secretaria de Educação avalia desempenho obtido durante o ano de 2014

A Secretaria de Educação realizou um balanço das atividades executadas em prol do município no ano de 2014 e expôs os planos para o ano seguinte.

A secretária responsável pela pasta, Maria Aparecida Nogueira, declarou que durante o ano de 2014 a secretaria seguiu as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que estipulou 20 metas, das quais algumas já estão sendo implantadas no município durante este ano.

Umas das metas do PNE é que pelo menos 50% dos alunos estejam matriculados em escola integral até 2016. Já pensando nessa meta, a secretaria de educação elaborou uma estratégia, na qual os alunos é que são matriculados em tempo integral e não a escola. Desta forma, fica incumbida aos pais a decisão do horário de estudos a serem seguidos pelos alunos. Tal medida é temporária, e visa habituar os alunos para o novo modelo educacional previsto para 2016.

A cidade de Lorena atualmente conta com 38 escolas, sendo que todas estão passando por readequações prediais, com o objetivo de expandir e adaptar os espaços tanto para as atividades realizadas durante o período integral, quanto para receber alunos com necessidades especiais.

Visando cumprir as metas relacionadas a escola de tempo integral, já está sendo estudado na Câmara Municipal, a pedido da secretaria de educação, a criação de cargos de professores de atividades complementares, como balé, ginástica e música.

A secretária Maria Aparecida já realiza estudos e planejamentos sobre a situação educacional do município para o ano de 2015. Em um levantamento realizado constatou-se que hoje a rede pública atende 8.398 alunos, divididos entre educação básica, que compreende creche e pré-escola, e educação fundamental, que se trata do 1º ao 9º ano escolar.

“Outro ponto fundamental da nossa gestão é a valorização do professor, para nós, professor beneficiado significa aluno beneficiado. Recentemente tivemos dois professores do nosso corpo docente contemplados com importantes prêmios educacionais de nível nacional, o que mostra a eficiência e qualidade de nossos profissionais”, afirma a secretária.

Com o objetivo de reconhecer o trabalho do educador, foi montado uma Comissão de Plano de Carreira regido pelo Piso Nacional de Educação, que além de garantir um salário digno aos professores, fica responsável por assegurar as capacitações que aprimoram o conhecimento do docente.

Finalizando o balanço, a secretária citou a compra de uniformes. Neste ano foram distribuídas 50.000 peças de uniforme em toda a rede pública. Para este fim foi utilizada verba municipal, já que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) não cobre tais despesas. “No geral o ano de 2014 fechou com saldo positivo na área da educação, com muitas reformas de escolas, e aquisição de novos prédios e materiais. Esperamos que o ano de 2015 seja tão próspero quanto o que passou”, declarou Maria Aparecida.