Secretaria de Meio Ambiente realiza balanço da gestão de 2014

A Secretaria de Meio Ambiente realizou um balanço dos serviços realizados até o presente momento e esclareceu metas e compromissos aos munícipes de Lorena. O secretário responsável pela pasta, Willinilton Portugal, discutiu questões como: racionamento de água, Lei do Silêncio, contaminação do poço da empresa OricaChemicals, criação do Programa de Serviços Ambientais (PSA) e a remediação do antigo lixão do IPT.

O secretário Willinilton sanou uma dúvida pertinente da população que é a questão do risco de Lorena sofrer com racionamento ou desabastecimento de água, tal hipótese já foi descartada pela Secretaria de Meio Ambiente, isso porque a cidade de Lorena é abastecida 87% por águas do subsolo (lençóis freáticos), sendo que apenas 13% do abastecimento provem de águas superficiais, não oferecendo risco de desabastecimento ou racionamento. “Racionamento de água consiste no uso racional da mesma, sendo assim seria muito válido que a população praticasse o racionamento de forma voluntária.” Esclarece o secretário.

Outro ponto ressaltado no balanço foi a Lei do Silêncio, projeto que agora opera na cidade e já encontra-se em sua terceira fase. A lei consiste na adequação de todos os locais que emitem som ao limite de decibéis tolerados. O projeto começou com a abordagem do comércio municipal, que recebeu orientações e explicações por parte da secretaria de meio ambiente, todos os comerciantes receberam as novas regras de forma positiva, sendo poucos os estabelecimentos que precisaram ser autuados. A segunda etapa do processo foi destinada aos ambientes noturnos, que receberam a mesma orientação que tiveram os comércios, foram medidos os sons de bares, casas noturnas e demais estabelecimentos que funcionam a noite, alguns locais foram autuados e orientados a se adequarem aos limites de decibéis permitidos.Por fim a última etapa tratou dos sons automotivos, desta vez a Secretaria de Meio Ambiente autuou em parceria com a polícia, realizando a Atividade Delegada, recentemente foi realizada uma blitz na Rua Dom Bosco (em frente a Unisal), onde foram abordados quatro veículos, os motoristas não foram autuados, e sim apenas conscientizados a adequar os seus veículos as normas.

O secretário Portugal orienta os munícipes que sofrerem com som alto perto de suas residências a procurarem a polícia para realizar um Boletim de Ocorrência, pois através dele é possível fazer a notificação ambiental do local. Também é possível ligar para a Secretaria de Meio Ambiente para fazer a denuncia, a identidade do cidadão será preservada.

O secretário também citou um incidente que já está totalmente sobre controle. Foi o caso do passivo ambiental que comprometeu o poço da empresa química Orica. Quando a secretaria foi notificada do ocorrido, imediatamente foi feita a interdição do poço, e também foi averiguado que o poço da SABESP, próximo ao da Orica, também tinha sido contaminado em menor proporção. Felizmente toda a situação foi administrada com sucesso.

No balanço também foi citada a criação do Programa de Serviços Ambientais (PSA) que beneficiará os produtores rurais que tem em suas propriedades nascentes que precisam ser recuperadas, ou aqueles que possuam Áreas de Preservação Permanente (APP) e que desejam reflorestá-las.

O último ponto ressaltado no balanço foi a licitação ganha pela empresa Planterra Ambiental, que no momento realiza a análise, investigação e remediação do antigo lixão do IPT, que encontrava-se em situação de embargo.