Após enchentes, Secretaria de Saúde alerta para sintomas de Leptospirose

0

Com a ocorrência de enchentes e inundações dos últimos dias 18 e 19, a Secretaria de Saúde alerta para os riscos quanto à Leptospirose, que ocorre a partir da contaminação com a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, que misturam-se na água e na lama das enxurradas.

Na urina dos ratos está presente a bactéria Leptospira, que penetra na pele após contato com a água. Portanto, qualquer pessoa que tiver tido contato com água de enchentes ou lama, poderá ser infectada. Além disso, as pessoas podem ser contaminadas limpando ralos, fossas, esgotos, caindo em córregos, mexendo em entulhos e lixo, e catando lixo.

É necessário estar atento aos sintomas, pois a maior parte das pessoas que tiveram contato com a bactéria, adoece entre sete a 15 dias depois. Os principais sintomas apresentados são febre alta, icterícia (olhos amarelados), hemorragias, tosse, falta de ar, aumento ou diminuição no volume da urina. A doença pode chegar a ser fatal, por isso, é imprescindível a procura de um médico.

Prevenção. Para prevenir a contaminação, é necessário evitar o contato com água ou lama de enchentes, ou permanecer o menor tempo possível em contato com essa água. Lembramos ainda que, quando acontecem alagamentos e os móveis são inundados, é preciso que, após as águas baixarem, o chão, as paredes e objetos sejam desinfetados com água sanitária, e os alimentos que tiverem contato com a água sejam jogados fora.

Share.

Comments are closed.