Prefeitura entrega mais quatro academias ao ar livre à população de Lorena

DSC_9372

Dando continuidade ao ciclo de entrega de dez academias ao ar livre, a Prefeitura de Lorena entregou nesta segunda-feira (29) mais quatro academias nos bairros Nova Lorena, Vila Geny e Bairro da Cruz, além de uma no Centro Social Urbano (CSU).

A primeira entrega desta segunda-feira foi a academia do CSU, acompanhada integrantes da equipe de atletismo do município. Depois, a entrega foi realizada no bairro Nova Lorena e foi acompanhada por integrantes da Associação de Moradores do Nova Lorena (AMNL). “Para nós é um sonho que se realiza. Trata-se de uma reivindicação antiga, um compromisso cumprido por parte da Prefeitura. Entendemos como uma maneira de levar as pessoas a sair de casa, praticar alguma atividade física e voltar a freqüentar a praça do bairro. Estamos muito felizes”, relata a presidente da AMNL, Teresa Antero.

A entrega da academia do bairro Vila Geny também foi acompanhada pela Associação dos Moradores da Vila Geny (AMOVIGE). Uma das moradoras presentes na entrega e ex-presidente da AMOVIGE, Maria Auxiliadora Marques, falou sobre a academia no bairro. “Essa academia é uma conquista para o nosso bairro. Há muitos anos queríamos a instalação de um projeto como esse. Desde o período em que eu ocupava a presidência da associação estamos batalhando por isso e hoje temos a alegria de ver esse resultado concretizado”, disse Maria Auxiliadora. A seguir, foi realizada também a entrega da academia do Bairro da Cruz.

Das dez academias, cinco já haviam sido instaladas em Lorena, nos bairros São Roque (ginásio), Praça da Estação, Praça da Vila Hepacaré, Cabelinha (Praça da Figueira) e Praça do Jardim Margarida e a décima e última academia desse ciclo será entregue para os moradores do bairro CECAP nos próximos dias.

O projeto de instalação das dez academias ao ar livre é fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Lorena e o Ministério do Esporte, sendo que cada academia conta com sete aparelhos, sendo: abdominal duplo, pressão de pernas duplo, puxador duplo, peitoral duplo, simulador de caminhada duplo, simulador de cavalgada duplo e bicicleta dupla.

Além destas dez academias, Lorena também conta com uma parceria com o Governo do Estado para instalação de outras três academias. Uma delas já foi devidamente instalada no Parque Águas do Barão, e outras duas deverão ser entregues à população no próximo ano.

O Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Roberto Bastos de Oliveira Júnior (Totô), avaliou de maneira positiva a participação dos moradores nas entregas das academias e na utilização dos aparelhos. “Estivemos muito felizes com a participação dos moradores, em especial aos integrantes das associações dos bairros. Temos a certeza de que a população irá aproveitar muito bem os aparelhos. É uma maneira extremamente positiva de estimular as pessoas a saírem de suas casas, praticarem alguma atividade física e desfrutarem de algum lazer”, disse o secretário.

A partir da primeira quinzena de janeiro voltarão a ser oferecidas atividades monitoradas em todas as academias instaladas nos bairros de Lorena, com a presença de um educador físico no local das academias em horários determinados para auxílio à população.