Atleta completa 200 provas na carreira carregando o nome de Lorena

0

blog-imagem
Rosa Benedita da Silva Barbosa, 64 anos, mais conhecida como dona Rosa, é uma exímia praticante de atletismo. Ela, que treina nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), completou recentemente a expressiva marca de 200 provas na carreira, com direito ao primeiro lugar. Dona Rosa disputou a Corrida de Natal 2014 na cidade de Cruzeiro, percorreu 10 km com o tempo de 1h15, e foi a campeã na categoria feminina acima de 60 anos.
Sobre a marca histórica, ela disse estar muito feliz por tudo que vem acontecendo e que os companheiros do CSU tem auxiliado muito nos treinamentos. “Só assim eu tive oportunidade de realizar um sonho antigo, de criança, que é poder desfrutar e viver o esporte”, afirma Rosa. Agora, ela se prepara para um novo desafio: participar pela oitava vez da “Corrida de São Silvestre”, em São Paulo.
O amor ao esporte e a ânsia pela qualidade de vida são características marcantes de dona Rosa. Mas o começo se deu através de uma condição de vida muito difícil, pois Rosa tinha uma série de problemas de saúde: problemas cardíacos, problemas renais, pressão alta e colesterol. “Fiz um tratamento no Instituto do Coração (INCOR) há mais ou menos 13 anos, e os médicos me recomendaram alguma atividade física moderada. Comecei fazendo caminhadas de 15 minutos e minha saúde foi se regulando aos poucos. Tomei gosto pelo esporte e passei a participar das corridas de bairro por iniciativa própria. Até que um dia um amigo me viu correndo e me encaminhou ao treinador de atletismo, Benedito Moisés de Oliveira, para treinar com ele no CSU”, conta ela, que correu pela primeira vez há 13 anos, pela comunidade Nossa Senhora da Glória, no bairro Vila Nunes.
Depois de uma intensa preparação e um forte trabalho desenvolvido com o coordenador técnico de atletismo do CSU, Moisés, dona Rosa passou a participar de corridas com percurso superior a 3 km. Depois de 13 anos, ela contabiliza agora 200 provas na carreira, sendo mais de 20 em corridas internacionais, além de uma corrida no exterior, a Meia Maratona de Buenos Aires, na Argentina. Outras provas famosas em que ela participou foram a “Volta Internacional da Pampulha” (18 km), em Belo Horizonte, a “Volta ao Cristo” (18 km), em Poços de Caldas (MG) e a “Meia Maratona Internacional de São Paulo” (21 km). Além de atleta, “Dona Rosa” também é ciclista e já participou de pelo menos 12 provas na modalidade.
Ela ainda falou sobre as perspectivas para o próximo ano. “Quero começar tudo de novo em 2015, fortalecer a preparação e levar o nome desta cidade que tanto amo a todos os cantos onde eu estiver correndo”, disse Rosa, que alimenta o sonho de completar a marca de 1000 provas na carreira. “Meu sonho é completar a marca de 1000 provas e se Deus me permitir, um dia eu chegarei lá!”, relatou, sempre entusiasmada com o esporte.

Share.

Comments are closed.