Durante toda esta semana, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão orientando a população em alusão ao Dia Mundial Contra o Câncer, comemorado nesta quarta-feira, 4.
Além de orientar as pessoas que comparecem nas unidades, também estão sendo realizadas visitas domiciliares para informar mais sobre a doença, os sintomas, os tratamentos e dicas de prevenção.
O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de morte por doença.
Para muitos tipos de câncer existem sinais de advertência e sintomas, e as vantagens da detecção precoce são indiscutíveis. A conscientização é o primeiro passo para a detecção precoce e para aprimorar os resultados finais alcançados no tratamento do câncer.
Principais causas
De acordo com a Fundação do Câncer, as causas da doença pode ser externa ou interna ao organismo, relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos. Causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões. As causas podem interagir, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células. Mais de 80% de todos os casos de cânceres estão associados a fatores ambientais.