Após inauguração da reforma e ampliação da ESF e Academia da Saúde, moradores da Vila Cristina já podem participar de atividades físicas monitoradas

_SCN2440

A partir desta terça-feira (24), a Academia da Saúde da Vila Cristina (Ponte Nova) começará a atender a população lorenense. Para isso, a Secretaria de Saúde e a Sejel (Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer) fizeram uma parceria.

As atividades na academia serão realizadas às terças e quintas, das 8h30 às 9h30, onde uma educadora física realizará os trabalhos. “Vamos usar tanto a parte externa quanto a parte interna, onde temos uma sala ampla com materiais como colchonetes e pesos. Pretendemos desenvolver alongamento, ginástica localizada, dentre outras atividades para atender um público de todas as idades”, explica Suziane Eloy.

Para a Secretária de Saúde, Imaculada Conceição, a Academia da Saúde vai proporcionar bons momentos aos loreneneses. “A Academia da Saúde é um projeto muito maior que só um olhar do esporte. Ela é a proposta de um trabalho multidisciplinar, que busca promover a vida do cidadão com as questões culturais, sociais, onde poderão fazer atividades físicas, artísticas e demais eventos possíveis”, afirma a secretária. Além das atividades realizadas pela educadora física, os frequentadores da Academia também contarão com orientações da equipe da ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Cristina, que dará informações sobre alimentação saudável, nutrição e demais assuntos pertinentes.

Na última sexta-feira (20) foi feita a inauguração desta Academia da Saúde, que foi construída numa parceria entre a Prefeitura de Lorena e o Ministério da Saúde, com repasse de R$180 mil do Governo Federal e um investimento de R$68,069,40 da Prefeitura de Lorena, totalizando um obra de R$248.069,48. Na área externa, a Academia conta com oito aparelhos de ginástica, alguns de alvenaria e outros metálicos. Já na área interna foram construídos dois banheiros adaptados, além de duas salas e um salão para as atividades físicas internas.

Além da Academia, também foi realizada a inauguração da reforma e ampliação da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Vila Cristina. Para o Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, esses são investimentos na saúde preventiva. “Com a academia ao lado do ESF, conseguimos unir esses espaços de promoção de saúde para a realização de atividades físicas e educacionais, que ensinem um modo de vida saudável aos moradores de Lorena”, disse o Prefeito.

A ESF passou por uma reforma geral e também foram construídos quatro banheiros acessíveis, uma sala de dentista, uma sala de acolhimento, uma cozinha, uma área de serviço e a ampliação da recepção.

A reforma e ampliação foram realizadas a partir um convênio firmado com o Governo Federal, por meio do programa Requalifica, que destinou R$120 mil e, ainda, um repasse do Governo Estadual, por meio de uma emenda de R$150 mil do deputado estadual Alexandre Leite.

A inauguração contou com a presença de moradores da região, vereadores, representantes da associação de bairro e do deputado federal Samuel Moreira.