Obras para a construção do Centro de Esterilização Animal estão em andamento

As paredes começam a ser erguidas, pouco a pouco, alterando o espaço na Vila Cida, com uma iniciativa que trará mudanças a médio prazo ao cenário municipal. O principal objetivo da construção do Centro de Esterilização Animal (CEA) é reduzir o número de animais abandonados na cidade e evitar o sofrimento e a morte de muitos deles.

Essa semana, a obra que já está em andamento a dois meses, iniciou o levantamento das paredes, e em mais 15 dias entrará em fase de montagem de lajes. Com um investimento total de R$227.032,04 da Secretaria de Saúde, o término da obra está previsto para o segundo semestre deste ano.
Em nosso país, segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que existam mais de 30 milhões de animais abandonados. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, e em cidades do interior, como Lorena, a situação não é muito diferente.

Um casal de cães ou gatos pode chegar a originar, em 10 anos em sucessivas gerações, com duas crias por ano de dois a oito filhotes, aproximadamente 80.399.780 animais.

O abandono desses bichinhos nas ruas vai além de ser um problema social, é também uma questão de saúde pública que a Secretaria de Saúde trabalha constantemente.

No trabalho que será realizado no CEA, também será disponibilizada a vacina antirrábica. As campanhas de vacinação ocorrem anualmente, geralmente no mês de setembro, e os cães e gatos de rua que são possíveis serem capturados recebem a dosagem necessária.

O CEA contará com recepção, sala de preparo e sala de recuperação, bem como sala de utilidades, sala de esterilização e centro cirúrgico, equipados conforme as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e normas do Ministério da Saúde – Vigilância Sanitária. Além de duas mesas cirúrgicas equipadas com os mais modernos aparelhos de anestesia e de monitoramento dos pacientes.

O endereço da obra é Avenida Dr. Eugênio Borges, Vila Cida, em Lorena.