Carro da fumaça inicia novo ciclo de trabalho em Lorena

0

Para combater os pernilongos e mosquitos, de um modo geral, é realizado em Lorena um trabalho constante com o carro da fumaça, como é chamado pela população.

O carro da fumaça solta jatos de veneno capazes de matar os pernilongos e mosquitos. Para ter uma maior eficácia, a ação é realizada em um sentido horário, iniciando pelos bairros das extremidades e se fechando até o centro. A ação começa por bairros rurais e áreas que são próximas a rios, matos e árvores, onde a criação de pernilongos é mais presente, depois segue para bairros internos até chegar ao centro da cidade.

A passagem do carro ocorre no final da tarde e começo da noite. No final da tarde, a equipe da Secretaria de Serviços Municipais realiza a pulverização nos bueiros do bairro e, no começo da noite, nas ruas.

Na última semana foi finalizado um ciclo do carro na Vila Geny, e na última segunda- feira (23), outro ciclo já começou a ser realizado na região do Sapê, o bairro da Olaria do Simão, Parque das Rodovias e Vila Passos, e dará continuidade nos bairros Bairro da Cruz, Vila Zélia, até chegar ao centro da cidade e reiniciar novamente o ciclo.

Os casos de Dengue tendem a aumentar muito no verão devido a chuva e ao consequente acúmulo de água, que serve de criadouro para as larvas do mosquito. Por isso, a Secretaria de Saúde de Lorena tem redobrado os esforços para eliminar os focos do aedes aegypti, sendo os bairros mais atingidos: Santa Edwiges, Vila Passos, Bairro da Cruz, Parque das Rodovias, Vila Nunes e Vila Fabiano.

Até o momento em Lorena há 300 notificações de suspeitas de dengue, sendo 114 casos confirmados. Apesar do trabalho constante e intenso da Secretaria de Saúde em combater a dengue, a maior parte dos cuidados tem que partir da população. “Não basta nebulizar as ruas, organizar operações cata-trecos e promover a limpeza de rios se as pessoas ainda mantiverem pratos com água nos vasos de planta e vários entulhos no quintal, que servirão de moradia para as larvas “, esclarece Edmilson Vasconcelos, coordenador do controle de vetores.

Share.

Comments are closed.