Observatório Juventudes será lançado em Lorena

Buscando aprofundar o conhecimento sobre as juventudes, será lançado oficialmente nesta quinta-feira (26), às 10h, o Observatório Juventudes.

Viabilizado pelo Instituto Dialogare, o Observatório Juventudes propõe o diálogo com a juventude afim de possibilitar a transformação social. A partir do lançamento oficial do Observatório, que acontecerá no Teatro Teresa D’Ávila, com a palestra do Dr. Maurício Perondi, da PUCRS, que falará sobe as Juventudes e Atualidade: Desafios e Possibilidades, um grupo formado por pesquisadores e profissionais se reunirão mensalmente, aos sábados, para discutir a temática juvenil e articular projetos e ações no município e região.

Cinco eixos de estudos serão formados para analisar: a condição juvenil na sociedade contemporânea, a construção de metodologias de trabalhos com jovens, as políticas públicas e as ações coletivas das juventudes, juventudes e intergeracionalidade, e juventudes e fenômeno religioso.

Podem participar do grupo pessoas vinculadas às instituições que atendem os interesses das juventudes: ONG’s, Coletivos e Movimentos Sociais, Conselhos de Direitos, professores e alunos de instituições de ensino superior, assim como do ensino público municipal, estadual ou privado. As pessoas que não possuem vínculos com instituições poderão participar do Observatório Juventudes. Tanto as pessoas quanto as instituições deverão participar mediante termos de acordo de cooperação. Para se inscrever no grupo de estudos basta enviar um e-mail para calvarenga.dialogare@gmail.com ou ligar para 9-8118-6343.

Para a criação do Observatório Juventudes em Lorena, foram firmadas parcerias entre a SADS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas de Juventudes, o Instituto Dialogare conveniada à PUCRS e Unisinos, São Leopoldo/RS, e a Fatea.