Professores da rede municipal de Lorena participam de formação técnica

Formação 1

Cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Lorena estão participando de orientação técnica para o aprimoramento da prática dos professores em sala de aula. A formação é destinada aos professores do Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e está sendo oferecida pela Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Professores 1

As atividades tiveram início na terça-feira (7) e acontecem até esta quinta-feira (09), na Escola Municipal Conde Moreira Lima e apresentam temas variados, conforme o grupo de atuação do professor. Para os professores do Maternal, será abordado o tema “Uma explosão da consciência do Self – a experiência de uma criança entre os 2 e 3 anos”. Aos professores da Educação Infantil, está destinado o tema “Ler e Escrever: seis condições didáticas para fazer as crianças de 4 e 5 anos avançarem”. Aos docentes das turmas de Ensino Fundamental I e II, os temas trabalhados são “O Contexto de Produção e Sequência Didática” para os professores que lecionam aulas de Produção de Texto do 3º ao 5º ano, “O planejamento e a rotina na alfabetização inicial”, para os professores do 1º ao 3º ano e “Os jogos no Ensino da Matemática”, para os professores do 6º ao 9º ano que lecionam aulas de Experiência Matemática.

Além desta formação técnica, a Secretaria de Educação está oferecendo, por meio da empresa Planneta, cursos de formação, presenciais e à distância, em informática educacional para professores e gestores do ensino fundamental e educação infantil. O conteúdo dos cursos presenciais é planejado para demonstrar como as tecnologias podem otimizar o trabalho dos educadores e ensiná-los a colocar em prática o uso dessas ferramentas. Já os cursos a distância propõem uma reflexão da didática atual, dos conteúdos, dos objetivos de aprendizagem e habilidades que se pretende desenvolver em sala de aula. O objetivo é capacitar os alunos a viverem como cidadãos neste milênio cada vez mais cercado pelas ferramentas digitais. A formação ainda pretende mostrar como as tecnologias podem aprimorar a relação entre professor, aluno e conhecimento, principalmente em português e matemática.

Os cursos serão ministrados de 13 de abril a 7 de julho, sendo que os momentos presenciais serão ministrados na sede da Planneta (Av. Peixoto de Castro, 396, Vila Celeste, Lorena). Os professores interessados em participar dos cursos devem fazer as inscrições no portal www.multiplicandoosaber.com.br até o dia 10 de abril.

Cursos presenciais:
– Aprender e Ensinar com a Tecnologia