Lorena busca melhorias para a segurança pública municipal

Guarda Municipal

Para melhorar a atuação da guarda municipal, assim como utilizar a tecnologia para garantir a segurança dos cidadãos, representantes de Lorena participaram do III Encontro das Guardas Civis Municipais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e, visitaram o Centro de Operações Integradas de Taubaté, na última quarta-feira (15).
O III Encontro das Guardas Civis Municipais, que reúne 11 cidades, foi realizado em Ubatuba, onde foram definidas as providências para finalização dos trabalhos que vão culminar no Consórcio Interguardas, que visa a padronização de procedimentos operacionais e a criação de uma rede integrada de comunicação, além de ter como principal objetivo a criação de um Centro de Estudos, onde todas Guardas poderão formar novos profissionais e reciclar os que já trabalham. Uma das conquistas desse terceiro encontro foi a ajuda da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos que disponibilizou seu gabinete de treinamento para que as demais cidades participantes do encontro possam oferecer reciclagem aos seus guardas municipais. De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Lorena, Capitão Elton, essa ajuda vai colaborar muito para a melhoria dos trabalhos prestados pela guarda municipal de Lorena na proteção às pessoas, aos bens públicos e privados.

Guarda Municipal

Após essa reunião, para o planejamento de implantação de uma estrutura de segurança tecnológica que colabore na diminuição dos índices criminais e ordenamento público, o secretário de segurança pública de Lorena fez uma visita ao Centro de Operações Integradas (COI) de Taubaté.
Em março deste ano teve início em Lorena, a implantação de câmeras e sensores de presença em 62 prédios municipais, e agora Lorena inicia o planejamento para implementação do monitoramento das vias públicas da cidade. Por isso, a visita ao COI de Taubaté teve como intuito conhecer a estrutura de tecnologia adotada e a forma de contratação do serviço de monitoramento. “Estamos estudando a melhor tecnologia e a relação custo/benefício para que possamos promover um sobressalto significativo para a segurança do município”, afirma o secretário de segurança pública de Lorena.