Lorena completa 159 anos da fundação da cidade

Neste dia 24 de abril de 2015, Lorena completa 159 anos de elevação à cidade. Atualmente, contando com 83 mil habitantes, a antiga Freguesia Nossa Senhora da Piedade, ou Guaypacaré, cresce a cada dia e toma lugar de destaque na Região, sendo motivo de orgulho aos aqui nascidos, crescidos ou migrados.

Lorena teve sua povoação iniciada no final do séc. XVII e tornou-se Freguesia de Nossa Senhora da Piedade em 1718, e para os índios sempre foi Guaypacaré. Em 1788, Lorena foi elevada à Vila, pelo decreto do então Govenador do Estado de São Paulo, Bernardo José Lorena, razão por que foi dada à Vila o nome de Lorena, em 1856, foi elevada oficialmente à Cidade.

Desde o surgimento, Lorena destaca-se por sua localização, pois tudo começou com a necessidade de apoio às expedições de Bandeirantes e Viajantes na travessia do Rio Paraíba, que seguiam à Minas Gerais. Hoje, a cidade é privilegiada por estar estrategicamente localizada entre os principais centros consumidores do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), fator que, unido às boas condições de infraestrutura e recursos naturais, tem atraído cada vez mais investidores e contribuído para seu crescimento econômico e social.

Enquanto em meados do século XIX a cidade atingiu seu apogeu com a comercialização do café. Hoje, o desenvolvimento econômico tem se destacado no setor de indústrias e comércio. Lorena é a cidade que mais empregou pessoas na indústria em 2014, destacando-se na região, onde o setor foi o que teve o pior desempenho no ano passado. Além disso, a chegada de empresas e empreendimentos como o Eco Valle Shopping e a primeira fábrica do grupo alemão AKG na América Latina prometem alavancar ainda mais o crescimento e potencial econômico do município.

Na educação, a cidade tem recebido cada vez mais estudantes por conta do crescimento de unidades de ensino superior, do Centro UNISAL, da USP, onde está a Escola de Engenharia de Lorena, e das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. De 5.510 cidades do Brasil, Lorena encontra-se na posição de número 274 na classificação do nível de desenvolvimento humano (IDH), com um índice de 0, 766 em uma escala que vai até 1, 000, o que é considerado alto e faz com que os olhares estejam atentos ao seu desenvolvimento.

A atual administração desenvolvido ações como a revitalização do Parque Águas do Barão, que esteve abandonado por aproximadamente uma década, a reforma do Mercado Municipal e a plantação de Palmeiras Imperiais, um dos símbolos da cidade, buscando sobretudo, além do desenvolvimento social e econômico da cidade, resgatar a autoestima e o amor à própria terra dos lorenenses, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e resgatando a história, a identidade e a cultura de Lorena.