Defesa Civil recebe pluviômetro automático para monitoramento de desastres naturais

O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) informou nesta terça-feira (19), a possibilidade de instalação de um pluviômetro automático para Lorena, mediante um acordo estadual, junto à Casa Militar do Governo de SP.
O equipamento custa cerca de 9 mil reais e será instalado dentro do Projeto “Pluviômetros Automáticos”, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto prevê a distribuição de pluviômetros automáticos para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da Defesa Civil.

O pluviômetro será entregue ainda neste semestre. A informação foi feita pelo técnico do Cemaden, Demerval Gonçalves. ” É um equipamento importante para o monitoramento de desastres naturais, para Lorena o pluviômetro vai colaborar com o plano de prevenção e contenção de enchentes, além disso, as informações estarão disponíveis para todos os cidadãos em nosso site”, explicou Demerval.

O chefe da Defesa Civil José Fábio e coordenador do plano de prevenção e combate às enchentes (PPCE) Fernando Romeiro, estiveram no Setor de Engenharia do Cemaden, na sede de Cachoeira Paulista (SP). O chefe da Defesa Civil reforçou os benefícios do novo equipamento. ” A doação do pluviômetro vem agregar ao nosso plano municipal e ajudar na eficiência das medições realizadas na cidade”, afirmou Fábio.

O projeto “Pluviômetros Automáticos” tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. O equipamento envia os dados coletados sem a necessidade de ligação à rede de energia elétrica, pois funciona à base de energia solar, utilizando chips de telefonia celular. No momento das chuvas, os sensores dos pluviômetros transmitem ao Cemaden os dados sobre o nível das chuvas, em cada 10 minutos.

É necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada. Trata-se de inovação tecnológica desenvolvida com base em pesquisas aplicadas a desastres naturais, responsável por salvar muitas vidas.
Os pluviômetros automáticos – juntamente a outras Plataformas de Coleta de Dados e radares meteorológicos – compõem a Rede Observacional do país, que permite o acompanhamento, em tempo real, dos dados pluviométricos, hidrológicos e meteorológicos, cujos índices, ao atingirem determinado limiar, levam à emissão de alertas.
São 2.400 pluviômetros do Cemaden instalados no Brasil, além de outros equipamentos da rede observacional, e 888 cidades monitoradas pelo Cemaden.

Visita Inpe (6)

Visita Inpe (8)