Lorena é vice-campeã dos Jogos Regionais do Idoso

A delegação de Lorena conseguiu um feito inédito em sua participação na 19ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), em Caraguatatuba (SP): com a somatória de 125 pontos, a equipe sagrou-se vice-campeã geral das competições, ficando atrás apenas de São José dos Campos e à frente de outras cidades tradicionais, como Taubaté, Jacareí e Guaratinguetá.

Com 104 participantes distribuídos em 13 modalidades, a delegação de Lorena apresentou o segundo maior contingente dos jogos e também os atletas mais idosos da competição: Clementa Svérberi (Dona Tina), de 89 anos, e José Pereira (Capitão), 88 anos. Ambos medalhistas de ouro em provas de atletismo. As competições reuniram 1667 participantes de 25 cidades nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Coreografia, Dança de Salão, Xadrez, Damas, Truco, Bocha, Dominó, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Buraco e Malha.

foto

A classificação de Lorena nos JORI vem evoluindo gradualmente a cada ano. Em 2012, a cidade terminou a competição na 23ª colocação, com 9 pontos. Em 2013, um grande salto: a cidade somou 58 pontos. No ano passado, 2014, foram somados 72 pontos.

A expectativa para este ano, a princípio, era apenas manter a crescente, superando a participação anterior, e terminar a competição entre os três melhores. Entretanto, graças ao esforço desempenhado por todas as equipes durante as competições, o objetivo estendeu-se mais além, sendo possível o vice-campeonato com um total de 125 pontos.

A delegação lorenense foi campeã nas modalidades Dança de Salão – Grupo II “B” e Tênis de Campo Masculino “B”; e vice-campeã nas modalidades: Voleibol Feminino “B”, Xadrez Masculino, Tênis de Campo Feminino “A” e “B” e Tênis de Mesa Feminino “B”, além de outras pontuações entre os primeiros colocados que culminaram na somatória geral.

Segundo o Secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Roberto Bastos Júnior (Totô), o processo de formação e organização das equipes foi muito trabalhoso, mas a equipe estava focada em um objetivo comum, o que proporcionou condições de superá-lo: “Esperávamos fechar esta edição entre as três cidades melhor colocadas, mas realmente conseguimos extrapolar as expectativas. Foi um ano inteiro de muito trabalho, muitos treinamentos, alguns ajustes e muito desgaste, mas cada conquista e cada vitória realmente nos faz ver o quanto valeu a pena. Parabéns a todos aqueles que trabalharam direta e indiretamente para a realização desse feito: aos professores, aos atletas e à toda nossa equipe que trabalhou exaustivamente para a logística e suporte dos nossos atletas. Essa conquista é de todos nós”, disse o secretário.

A coordenadora dos trabalhos com a Melhor Idade, professora Suziane Eloy, também comentou o bom desempenho de Lorena nos jogos; segundo ela, fruto de uma coesão entre todos os atletas. “Não esperávamos, realmente, mas conseguimos ir além do que nos estava previsto. Só conseguimos esse feito por conta da união das equipes, de um foco em comum e da vontade dos atletas em participar dessa competição, mesmo diante dos percalços que se levantaram. Estão todos de parabéns, são merecedores”, ressaltou. Mais detalhes sobre as competições podem ser encontrados no link http://jori.caraguatatuba.sp.gov.br/

Confira os dez primeiros colocados na classificação geral dos Jogos Regionais do Idoso: MUNICÍPIO/PONTUAÇÃO GERAL

1- SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – 195,5

2- LORENA – 125