Com previsão de inauguração para o mês de abril, a transformação do novo Parque Ambiental de Lorena está a todo vapor. As edificações, que estavam abandonadas já passaram por reforma e recuperação. As áreas, que antes estavam cobertas por vegetações, estão limpas , bem como, a prefeitura tem procurado preservar matas existentes com a construção de aceiro.
Atualmente, está sendo realizada a transferência do viveiro municipal, que está no IPT, para a área de barragem. As mudas que forem cultivadas no viveiro serão doadas aos moradores da cidade, visando atender os termos de compromissos assumidos nos processos ambientais. Além disso, será aberta na represa uma sala destinada à educação ambiental, onde serão realizadas atividades para os alunos da rede municipal. Também está sendo implantado no local, um parque infantil para atender aos alunos e crianças da cidade.
A área, localizada na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão, foi cedida à prefeitura de Lorena pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A concessão de uso vai permitir que a cidade tenha um Parque Ambiental de 80 hectares.