(Fotos: Cláudio Ribeiro)
Educar para o trânsito é preservar a vida, evitar acidentes e exercer a cidadania. Por isso, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes iniciou uma campanha de educação e conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
A primeira ação aconteceu no último sábado, 11 de fevereiro, com entrega de panfletos informativos e atendimento ao público na praça Dr. Arnolfo de Azevedo. Uma tenda foi montada pela manhã e os agentes esclareceram dúvidas sobre o uso do bebê conforto para crianças no banco detrás, uso do cinto de segurança, não utilização do celular ao dirigir, entre outras ações importantes para a garantia da segurança e preservação da vida.
Em Lorena, as principais infrações cometidas pelos motoristas são:
– Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular (14.84%)
– Estacionar em local/ horário proibido especificamente pela sinalização (10,83%)
– Deixar o condutor de usar o cinto de segurança (7,79%)
Trânsito também se aprende nas redes sociais
Com as hashtags #Motoristaconsciente #Ciclistaconsciente #Pedestreconsciente e #Motociclistaconsciente, também foi iniciada uma campanha no Facebook oficial da Prefeitura, ‘PrefeituraLorena’. Além das orientações específicas aos motoristas, a campanha de conscientização do trânsito envolve todos os meios de locomoção. O objetivo é mostrar que a melhor maneira de ter respeito no trânsito é convivendo em harmonia.
Segundo o secretário de Trânsito Marcos Ramos da Silva, o foco é educar para formar cidadãos conscientes. “Pretendemos avançar junto a sociedade, viabilizar um canal entre a Secretaria e a população, sempre com a intenção de melhorar o nosso ir e vir nas vias publicas. Só assim, teremos qualidade de mobilidade e de segurança em nossa cidade”, disse o secretário.
Além do trabalho massificado nas ruas da cidade e nas mídias sociais, agentes de Trânsito também irão ministrar palestras educativas nas escolas da cidade.