Lorena lança o Programa Empreenda Já! integrado ao Via Rápida Empresa

Lorena através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, na tarde desta quarta-feira 05 de julho, lançou o Programa Empreenda Já! Lorena.  O programa Empreenda Já! Lorena é mais uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento econômico criando condições e facilidades para novos empreendedores descomplicando o processo de abertura de empresa.

sac3

O programa faz parte do Sistema de Licenciamento do Via Rápida Empresa, que integra os sistemas Cadastro Web do Estado de São Paulo e o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), para coleta de dados para o registro empresarial, consulta prévia da viabilidade de localização apenas para municípios conveniados, e as licenças para o exercício das atividades econômicas, envolvendo os municípios paulistas (conveniados ou não) e os órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento.

sac2

Para o Prefeito Fábio Marcondes “É um momento impar em relação a toda burocracia e dificuldade que temos de abrir uma empresa no Brasil e esse é o caminho que nós precisamos para facilitar aos empreendedores, individuais também, poder colocar essas pessoas no mercado, fazer com que elas se tornem oficiais e desta forma gerar mais emprego e renda.” disse.  sac14

O programa empreenda Já!  vem justamente agilizar e simplificar a abertura dessas empresas. O cidadão fazia uma peregrinação entre os três órgãos estaduais – Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Cetesb – e prefeitura para obter o licenciamento de sua empresa, agora o Município de Lorena disponibilizou a possibilidade para empresas de baixo risco ambiental, a emissão das licenças estaduais de forma integrada e totalmente on-line.sac6O que antes levava 40 a 50 dias agora de forma rápida, prática e sem burocracia em apenas 4 dias. Além da rapidez os custos do processo ficam reduzidos consideravelmente. Esse programa Via Rápida Empresa facilitará o empreendedorismo que trará geração de emprego e renda no município de Lorena.

O evento contou não só com a presença do Prefeito Fábio Marcondes, como também da vice-prefeita Marietta Bartelega e do mais novo empresário através do  Programa Empreenda Já! Lorena.

sec11

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Luiz Gustavo Rodrigues de Souza “O Programa Empreenda Já é uma adesão ao programa do estado de São Paulo  o Via Rápida Empresa. Então o  município de Lorena hoje, para uma empresa conseguir  retirar o seu alvará, uma empresa que tem baixo impacto ambiental, ela consegue retirar seu alvará em apenas 48 horas, eliminando toda a burocracia”. concluiu. sac1O Programa Empreenda Já! Vai funcionar no Mercado Municipal de Lorena no horário das 9h às 17h.

Fotos: Claudio Ribeiro