A Prefeitura do Lorena nesta terça-feira (07), apresentou o Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE) 2017/2018. O lançamento ocorreu às 10h, no Mezanino do Mercado Municipal, local onde funciona a Defesa Civil Municipal.
O evento contou com a presença do Sr. Miguel Arcângelo Coordenador da Defesa Civil de São Jose dos Campos; o Sr. André Floest Coordenador da Defesa Civil de Tremembé; Base do Corpo de Bombeiros de Lorena; Representantes da AMICE – Associação dos Amigos do Centro da Cidade de Lorena; Representante do 5º BIL; Representante da 1ª CIA do 23º Batalhão da Policia Militar de Lorena; Presidente do Conseg Sr. Hugo Barbetta; Secretários da Administração Municipal e outros.
Na ocasião, o Coordenador de Proteção e Defesa Civil Luiz Fernando Romeiro apresentou aos presentes o Plano que institui as ações que visam garantir efetividade aos trabalhos para prevenir e minimizar os danos causados à população no período chuvoso.
A função do Plano é definir ações e os agentes participativos do processo, com atuação de grupos de trabalho, dando agilidade no atendimento às famílias vitimadas. Em uma situação de crise, estados de criticidades, o Grupo de Emergência percorre os possíveis locais atingidos, isso inclui uma participação ativa da Saúde, Apoio da Assistência Social e Ajuda Humanitária, Serviços Públicos, Trânsito, Mobilização e Comunicação.
Vale ressaltar que os grupos serão formados por diversos órgãos da administração pública, mas também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e diversos outros segmentos, como a sociedade civil organizada. O Plano já esta em pratica desde o dia 01 de novembro de 2017, quando o Prefeito Fábio Marcondes assinou o Decreto instituindo o Plano que irá até 31 de março de 2018.
Para o Coordenador de Proteção e Defesa Civil Luiz Fernando Romeiro Reis “A grande importância do plano é a articulação com os demais órgãos envolvidos para um planejamento das ações e com isso minimizar os efeitos causados no período chuvoso”. disse.
A Prefeitura, nos últimos anos, investiu mais de 3,5 milhões em infraestrutura, para minimizar as consequências das fortes chuvas nos bairros mais atingidos. Recentemente foram realizadas obras de drenagem e captação de águas pluviais no bairro Cidade Industrial, nas ruas Silvio Costa, Minas Gerais e Bispo Cesar, com investimento de R$140 mil. Além da manutenção e limpeza das bocas de lobos e ruas, desassoreamento dos rios, córregos que são executados periodicamente pela Secretaria de Serviços Municipais.
O Secretário de Obras e Planejamento Marcos Anjos, discorreu sobre todos os investimentos realizados pela administração desde 2013, como pavimentação, iluminação, rede de captação de águas e tantos outros, porém ressaltou “Se não houver a conscientização da população quanto ao descarte correto do lixo de nada adiantará grandes investimentos. Todos precisamos fazer a nossa parte e a população precisa nos ajudar fazendo a sua parte”. declarou.
Fotos: Claudio Ribeiro