(Fotos: Cláudio Ribeiro)
No calendário da Saúde Nacional, o mês de dezembro é marcado como “Dezembro Vermelho”, com intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.
Em Lorena, as atividades tiveram início na última sexta-feira, com um evento especial na praça Dr. Arnolfo Azevedo nesta. No local, profissionais disponibilizaram informações sobre prevenção e diagnóstico de HIV, Hepatites Virais, Sífilis, inclusive realizando o teste rápido, método que permite que o paciente tenha um diagnóstico em até 15 minutos, distribuição de preservativos e aferição de pressão arterial.
Segundo a equipe de coordenação do Programa DST/AIDS, foram realizados 340 testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites Virais e mais 300 aferições de pressão arterial. O número foi quatro vezes maior que na mesma ação realizada no ano passado, e mostra que o lorenense está consciente e engajado na luta pelo combate e também consciente sobre as formas de transmissão da doença. Para quem ainda não realizou o teste rápido, a dica é procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou comparecer diretamente no Centro de Saúde, localizado na Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38 – Centro.