Trabalhar com políticas públicas que permitam o desenvolvimento sustentável é uma das prioridades da Prefeitura de Lorena. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente é uma das participantes do Programa Município VerdeAzul, programa estadual que é referência em gestão pública ambiental.
Na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o 10º Encontro Estadual do Programa Município VerdeAzul. Dos 588 municípios participantes, Lorena alcançou a 219º posição este ano, avançando 10 posições em relação ao ano anterior.
Lançado em 2007, o principal objetivo do programa é estimular e capacitar os municípios paulistas para implantarem políticas locais fundamentadas em uma agenda com 10 diretivas. São elas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. A partir dessas diretivas, foram estabelecidos os critérios que permitem o cálculo dos Indicadores de Avaliação Ambiental (IAA), que geram a Nota Ambiental do município. Dentre elas, em Lorena destacaram-se as de “Conselho Ambiental” e “Estrutura e Educação Ambiental”.
Ao final de cada ciclo anual é publicado o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. Lorena teve um crescimento significativo, saltando da colocação 229 para 219 neste ano, um crescimento importante e coloca Lorena como referência na região se comparado com outros município do mesmo porte no Vale do Paraíba. (Confira a colocação das demais cidades participantes no link http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/.