Nesta quinta-feira (22), nas dependências da Casa da Cultura aconteceu a segunda reunião para a composição dos membros do Conselho de Resíduos Sólidos de Lorena. O evento teve início às 10h e reuniu representantes de instituições, membros da sociedade civil e poder público.
O Conselho Municipal de Resíduos Sólidos do município de Lorena é um órgão colegiado vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo controle social dos assuntos pertinentes a geração, tratamento e disposição final com destino ambientalmente correto dos resíduos sólidos no município.
A obrigatoriedade de existência do Conselho se dá através da Lei Complementar Nº 249 de 19 de dezembro de 2016, que institui o PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PMGIRS de Lorena e dá outras providências, e será composto por representantes do Poder Público e sociedade Civil.
O prazo para que as instituições participantes encaminhem os nomes de seus representante foi estendido até o final da próxima semana, 02 de março.
Para o Secretário de Meio Ambiente Willinilton Tavares Portugal é de suma importância a participação e a presença de todos os representantes no Conselho “Todos vocês tem uma responsabilidade perante o descarte dos resíduos sólidos. Mudou-se alguns conceitos de que é apenas obrigação da Prefeitura cuidar de seus resíduos.” Com a criação da Lei nº 12305 chama a responsabilidade não só o Poder Público como a sociedade civil e as empresas existentes no município.
Fotos: Vinícius Rois