(Fotos: Vinícius Rois)
Lorena foi uma das cidades escolhidas pelo Governo do Estado de São Paulo como referência no Programa de Combate das DST/ AIDS para integrar o projeto de enfrentamento à AIDS de Moçambique. Por isso, na última terça-feira, 06 de março, a cidade recebeu a visita de um grupo técnico do país africano, com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento de doenças sexualmente transmissíveis.
Em Lorena, a equipe de Moçambique foi recebida pela vice-prefeita Marietta Bartelega, pela secretária de Saúde Imaculada Conceição Magalhães, a coordenadora do Programa de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde Monique Fernandes, e demais integrantes da equipe de trabalho na cidade.
O projeto é uma parceria do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS de São Paulo e da Coordenação do Programa DST/AIDS do Estado de São Paulo, com a Agência do Governo Japonês e cooperação do governo brasileiro, com o intuito de capacitar a assessoria técnica na gestão de resposta ao HIV/AIDS em Gaza e Nampula- Moçambique.
Este é o segundo ano consecutivo que Lorena recebe equipes do país africano para capacitação no combate e enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis. A ideia é que com o aprendizado adquirido nos municípios, as equipes de Moçambique multipliquem as ações de enfrentamento de DST/ AIDS em seu país.
Segundo dados da UNICEF, estima-se existirem 1,8 milhões de órfãos em Moçambique, dos quais 510.000 devido à AIDS. Apesar dos esforços do Ministério da Saúde de Moçambique, a situação da AIDS no país é extremamente séria (cerca de 20% da população é portadora do vírus).