Em mais uma importante parceria, o Fundo Social de Solidariedade e a Enactus, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar o mundo pelo empreendedorismo, ofereceram uma capacitação gratuita às turmas de Padaria Artesanal de Lorena.
Com duração de três horas, os alunos e alunas do Fundo Social aprenderam técnicas de panificação natural, reutilizando o bagaço de cevada maltada, resíduo descartado pela indústrias cervejeiras para confecção de alimentos integrais saudáveis.
Em Lorena, a Enactus é desenvolvidas por estudantes da EEL/USP. Para a parceria do projeto CIGANA, como é chamado, eles destacaram o apoio da Prefeitura, em especial, do Fundo Social. “Além das técnicas de panificação, ensinamos técnicas sobre finanças e vendas para os atendidos no curso. Queremos que os alunos aprendam a conquistar uma nova renda e também a administrá-la. Sabemos do forte trabalho realizado em Lorena pelo Fundo Social e quisemos somar conhecimento ao conteúdo já desenvolvido com os alunos”, destacou Vinicius, membro da Enactus.
Assim como nas receitas tradicionais do Fundo Social, o objetivo é estimular os alunos a desenvolverem seu espírito empreendedor, oferecendo produtos de qualidade à preço reduzido, como destacou a vice-prefeita e presidente do Fundo Social Marietta Bartelega. “Cada vez mais, temos buscado parcerias como esta, sempre com o foco na formação e preparo dos alunos do Fundo Social para a vida profissional, após o término do nosso curso, e nada melhor que jovens engajados e conscientes sobre seu papel na construção de uma comunidade melhor, como os estudantes da USP envolvidos na Enactus”.
Para quem quiser conhecer detalhadamente a organização parceia do Fundo Social nesta iniciativa, basta acessar o link http://www.enactus.org.br/. A capacitação aconteceu na última quarta-feira (12), no CIEJAP “Milton Ballerini”, local onde acontecem tradicionalmente as aulas dos cursos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade.