A cidade de Lorena foi a que mais gerou empregos na microrregião de Guaratinguetá, sub região 3. O levantamento anual realizado pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que, em 2018, foram gerados, ao todo, 477 empregos formais com carteira assinada, dos quais 129 no setor industrial e 124 no setor de serviços – setores que mais contrataram mão de obra no período.
Apesar do cenário de desemprego vivido no país nesse período, a cidade de Lorena tem buscado remar contra a maré e estimular o mercado de trabalho local, o que tem impacto direto nos resultados. A liderança de Lorena no ranking foi seguida pelos municípios de Guaratinguetá, com 372 empregos gerados, e Aparecida, que gerou saldo positivo de 51 empregos formais. A sub região 3 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba é composta por Lorena, Guaratinguetá, Piquete, Canas, Potim, Roseira, Aparecida, Cachoeira Paulista e Cunha.
O CAGED é um sistema do Governo Federal que contabiliza todas as contratações e demissões de empregos que funcionam sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); é utilizado pelo programa Seguro-Desemprego para conferência de dados referentes a vínculos trabalhistas, além de outros programais sociais. As informações geradas pelo sistema servem como base para tomada de decisões e ações governamentais para o combate ao desemprego.