E se você pudesse conversar sobre ciência, aprender coisas novas, discutir com experts e, ainda por cima, tomar uma boa cerveja?
Essa é a proposta do Pint of Science, festival internacional que mistura descontração e ciência de ponta. Em 2019, o festival acontece em 24 países do mundo, e o Brasil é o campeão de participação, com 87 municípios participantes, incluindo Lorena com atividades acontecendo no Lop’s Chopperia e República do Barão nos dias 20, 21 e 22 de maio, das 19h30 às 21h30.
No Vale do Paraíba, também estão confirmadas programações nas cidades de São José dos Campos e Taubaté. Considerado o maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science surgiu em 2012 no Reino Unido, por iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College. Daí o nome “Pint”, que em inglês britânico refere-se à caneca de cerveja dos pubs. Desde então, o festival se espalhou pelos cinco continentes. A chegada no Brasil se deu em 2015, em um projeto piloto na cidade de São Carlos, e em apenas quatro anos, a ideia já se espalhou para tantas cidades que projetou o Brasil como o país com mais cidades participantes, à frente da Espanha, que tem 72 cidades envolvidas.
Ao apostar na discussão de ciência em termos mais informais, o Pint of Science permite que cientistas e especialistas espalhem o conhecimento sem o uso de jargões, mas com toda a credibilidade que cabe em uma divulgação de ciência. Quem organiza o festival no Brasil são voluntários, em sua maioria estudantes de pós-graduação e envolvidos com áreas científicas nas melhores Universidades do país.
O objetivo maior? Explicar como a ciência funciona e suas novas descobertas, tratando de temas como vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês, entre outros. A participação é gratuita e livre – basta conferir a programação e comparecer no local no dia e hora indicados.
Detalhes do cronograma: https://pintofscience.com.br/events/lorena.